domingo, 31 de agosto de 2014

Juiz decide mudar a regra e jogo do Botafogo contra o Santos tem 52 minutos no segundo tempo

Mudaram a regra? Amigos, amigas e tricolores: como fui lançar o best-seller do ano para os 2 milhões de botafoguenses de Ipiabas, só agora cheguei em casa. Soube que o segundo tempo do jogo do Botafogo durou 52 minutos em vez de 45. Mudou a regra ou isso só aconteceu porque o Botafogo estava ganhando? Pode isso, Arnaldo?

E o pênalti inventado pro Framengo (O terceiro seguido em três jogos consecutivos) e o Juan atrasando a bola para o goleiro 5 minutos depois? Framengo com um timeco saiu da lanterna pra nona posição (escrevo antes de terminar o jogo). Mas os framenguistas vão achar tudo isso normal.

Maurício 89 e Roberto Miranda prestigiam pré-lançamento do Livro do Senta




Dar autógrafo para dois ídolos? Isso não tem preço. Um ajudou a criar a Geração de Sessentões e Cinquentões Ressentidos, outro é responsável por um choro que já dura 25 anos. PCzinho vivendo seu dia de Andy Warhol em Ipabas no lançamento do best-seller no Feijão no Fogão. Em breve publico mais fotos para meus fãs e minhas fãs. Lançamento oficial dia 9 de setembro, a partir de 19h, no foyer (calma, tricolores) do salão nobre do Botafogo, em General Severiano. Para os fãs de Paris, Roma, Nova Iorque e arredores o livro pode ser adquirido no site da Editora Livros de Futebol. Clique AQUI.

sábado, 30 de agosto de 2014

Livro do Jogo do Senta no... GLOBOESPORTE.COM



Para ler é só clicar AQUI.

E a Globo começa a se curvar ao best-seller que vai revelar quem é o maior chorão do futebol brasileiro. Chegamos no site mais lido do país.

Chupem, Comuns. O Brasil vai conhecer o Jogo do Senta. Podem chorar.

E chato é quem me chama de chato.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Livro do Senta já tem primeira edição


Nasceu! É menino e é bonito que nem o pai.

Livro do Jogo do Senta em Jornal de Brasília


Amigos, amigas e tricolores: desculpem tantos posts sobre o Livro do Senta. Mas o Brasil começa a saber quem é o verdadeiro chorão do futebol brasileiro. Piro do que isso: chorão e SENTÃO. Estamos també em Brasília. Obrigado, Jorge Eduardo.

Para ler no próprio Jornal clique AQUI.

Jogo do Senta no Lance! e no Dia




Chegamos lá.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

PC em Terra e no site do Globo

Sei que temos um amigo aqui que está meio cansado dos posts divulgando o Livro do Senta, mas sou jornalista e meu dever é informar. E o livro já está se tornando um acontecimento. O site Terra e o site do Globo repicaram a matéria do lancenet. Vem mais por aí. Todos lá em Marechal Hermes, dia 9, terça, a partir de 19h. Mas pra ser sucesso mesmo, "Jogo do Senta, a verdadeira origem do chororô" depende da força de vocês. Já está em pré-venda no site da Livros de Futebol. AQUI.

No site do Terra

No site do Globo



Quando Airton sai de campo aplaudido e sob gritos da torcida, algo está errado. Muito errado

E que triozinho de arbitragem fdp. Os caras fizeram cera até em lateral. Mas eu gostaria de saber qual é o time do Botafogo? Que jogadas tem? Por que insistir com o Emerson chupa sangue? O cara só quer a bola no pé. Algo tem que ser feito. Se o presidente não sai, que saia o técnico.

Lancenet divulga livro do Jogo do Senta

Estamos chegando lá. Grande Mídia começa a divulgar o best-seller que vai abalar Bangu, Grajaú e o Ninho do Urubu. Obrigado Alexandre Braz e Vinicius Perazzini.

Para ler a matéria, clique AQUI.

Jornal reconheceu o chororô histórico


Jornalistas & Cia divulga Livro do Senta


Obrigado Wilson Baroncelli e Eduardo Ribeiro.

Rádio Botafogo divulga lançamento do livro do Senta


Para visitar o site da Rádio, clique AQUI.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Livro do Senta no New York Times


Chegamos lá. O Torquemada acaba de comprar um exemplar e enviar.

Pra quem conhece algum tricolor

Um marinheiro me contou:

"Alguns times são zoados por não terem torcida (BOTAFOGO).
Outros são zoados por não terem estádio (FLAMENGO).
Outros, por terem a ajuda política de tribunais e/ou da CBF (CORINTHIANS).
Outros, ainda, são zoados por serem times de baitolas (SÃO PAULO).
Pior são aqueles que são zoados por terem mais de um rebaixamento (VASCO e PALMEIRAS)!

Mas só um time consegue ser zoado por todas as alternativas anteriores: FLUMINENSE!" 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Botafogo sem dívidas. Blog do PC apoia


Esse projeto me parece sério. E pelo que os organizadores garantem, não passa pelo clube e vai direto para o pagamento das dívidas. Isso é muito importante. Ainda não colaborei, mas vou colaborar. Aceitamos doações de tricolores, que gostam de doar; de vascaínos, que são parceiros; e de framenguistas, que podem ter certeza de que o dindim não passará pela turma da Gávea.

Para entender e participar, clique AQUI.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O Mundo não esquece Garrincha e o Botafogo


Enquanto um se acha o maior do Mundo, o outro é.

Dando no globoesporte.com Para ler, clique AQUI.

É só o Botafogo começar a ameaçar a torcida do Flamengo que o Sistema encontra um jeito de boicotar


O marketing framenguista vende a balela de que o Framengo é a maior torcida do mundo (sic). Mas no Maracanã quem faz a festa é a torcida do Fogão. Eles botaram 40 mil contra um grande, o Galo; nós botamos quase 20 mil contra um pequeno, o Chapecoense. Claro que isso não pode acontecer - pensam eles. Então o negócio é boicotar. Vai que lota contra o Ceará e a torcida do Botafogo repete a festa que fez nos jogos inciais da Libertadores!

Dando no Globo.

domingo, 24 de agosto de 2014

Livro do Jogo do Senta em pré-venda no site Livros de Futebol

Amigos, amigas e tricolores (especialmente os que moram fora do Rio e do Brasil): o livro já está em pré-venda. Agora é com vocês. Acho que vão gostar. Ajudem PCzinho a trocar de Ferrari e a virar best-seller. Sem chororô, framenguistas. É menos do que uma entrada no Maracanã para ver Everton, Muralha e cia.
Para entrar no site, clique AQUI.



.

sábado, 23 de agosto de 2014

O Gigante está voltando


Botafogo vence a poderosa Chapecoense e fica a apenas 17 pontos da liderança e 10 do G 4.

Maiores ídolos da história do Flamengo também vão ler o Livro do Senta



Flagrantes: Torquemada

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O Mancini barrou o Bolatti pra botar o Airton. O Mancini agora barra o Dória pra botar o André Bahia. Quando é que alguém vai barrar o Mancini?

Por mim já era. Fora Mancini! Será que vão insistir com esse treinador de time pequeno se tropeçar no Chapecoense?

Tricolor cai na real e começa a voltar a ser timinho


Quando Magno Alves, artilheiro da série B, passa a ser salvação...

Dando no lancenet.

Um dos maiores gênios da história recente do mundo também está curtindo o Livro do Senta

Flagrante: Gilvan Nascimento

Livro do Senta no Egito

Flagrante: Torquemada

Até Cleópatra vai ler o livro em papiro.

A fantástica e divertida história do Jogo do Senta, por Jorge Murtinho (blog "questões do futebol", revista piauí)


Para quem ainda não leu a resenha do jornalista Jorge Murtinho no site da revista piauí, eis abaixo na íntegra.

"Além do jogo que encanta, dos bons organizadores no meio-campo e de tantas outras coisas técnicas, nosso futebol também tem sentido falta de histórias pitorescas. Como as que meu pai contava e eu ouvia meio cabreiro, desconfiado de que havia exageros aqui ou ali, da mesma forma que os jornalistas Sandro Moreyra e João Saldanha exageravam – quando não simplesmente as inventavam – nas histórias sobre Manga e Mané Garrincha.

Nos tempos futebolísticos que vivemos, com o politicamente correto deixando tudo quase sempre muito chato, certos casos do passado soam falsos ou, ao menos, improváveis. Mas muitos deles são reais. Pois vem aí um livro sobre um deles. Jogo do Senta, do jornalista Paulo Cezar Guimarães, descreve em detalhes o que houve no estádio de General Severiano em 10 de setembro de 1944, quando os jogadores do Flamengo sentaram em campo aos 31 minutos do segundo tempo e assim permaneceram até o apito final, impedindo a continuação da partida que o Botafogo vencia por cinco a dois.

Existe a versão dos botafoguenses e a dos rubro-negros; a imprensa que mete o pau na atitude do Flamengo e a que tenta limpar a barra; há fotos, reproduções de matérias publicadas nos jornais do dia seguinte, entrevistas com gente que foi muito importante na história do Botafogo (Zagallo, Paulo Cezar Caju, Paulinho Criciúma e muito mais); e tem também, sejamos justos, a indisfarçada tentativa de transferir para o Flamengo a fama de chororô, que acompanha o clube da estrela solitária desde 1904. É do jogo.
Só para deixar os torcedores – sobretudo os botafoguenses – com água na boca, Questões do Futebol traz em primeira mão pequenos trechos de um dos capítulos de Jogo do Senta.

Com as palavras, Paulo Cezar Guimarães:

Para quem achava que "esse jogo não existiu, "isso é uma calúnia", "quero ver você provar", "cadê as fotos?", os jornais da época abriram páginas e páginas durante dias e dias para falar do "chororô rubro-negro".

O Globo,em sua edição matutina, publicou com destaque no alto da página 2: "EXPRESSIVA VITORIA DO BOTAFOGO". Na abertura, a informação: "Quando vencia o alvi-negro por 5x2, o Flamengo recusou-se a continuar a disputa - Sentaram-se em campo os rubro-negros, faltando quatorze minutos para o final".  No texto, o jornal escreveu:

"(...) o público, que não tivera o prazer de ver um match integral da peleja principal da rodada anterior, voltou a ser ludibriado com a atitude dos players do bi-campeão (...)".

A narrativa conta detalhes de como foi o jogo, até chegar ao que o jornal chamou em um dos intertítulos da matéria de "ATITUDE DE INDISCIPLINA" sobre a reação dos rubro-negros ao quinto gol dos alvinegros:"Confirmado o tento pelo juiz, os rubro-negros negaram-se a prosseguir na disputa e, depois da consulta feita por Jayme ao vice-presidente do clube, senhor Francisco de Abreu, os players sentaram em campo, aguardando o apito final do árbitro. A assistencia vaiou demoradamente a atitude indisciplinada dos jogadores, vivando os alvi-negros, quando foi dado por terminado o encontro."

Depois de afirmar que o segundo gol do Flamengo foi irregular, pois Zizinho empurrou  o jogador do Botafogo, o jornal relatou que o juiz Aristides Figueira "como demonstrou em outras ocasiões, não possue condições físicas para aguentar os dois tempos da partida." No final da matéria, no entanto, o jornal descreveu:"(...) Devido à rapidez do lance, não se sabe ao certo o que ocorreu. Do local em que nos encontrávamos, pela altura da trajetoria da pelota e a maneira que voltou ao campo, temos a impressão de que bateu no ferro do fundo do arco. O juiz apitou para o centro do campo."

Mais um pequeno trecho, que reproduz matéria publicada pelo Jornal do Brasil:

"(...) A rodada de ante-ontem teve para tirar-lhe o brilho a inexplicável atitude da diretoria do C. R. do Flamengo, ordenando ao quadro de seu clube que não prosseguisse na partida quando o juiz consignou o 5º goal do team botafoguense. Mesmo que o juiz tivesse errado, o que somente podem dizer com mas (sic) segurança as pessoas localizadas próximo ao retangulo, se a bola bateu por dentro, no ferro, como afirma o árbitro ou na trave, por fora, como querem os jogadores do Flamengo, ainda assim a atitude da diretoria do Flamengo não tem justificativa. Foi por demais violenta."                                                                                                
 A parte seguinte do texto justifica o subtítulo deste livro, “a verdadeira origem do chororô":

"Quando as reclamações serenavam e se tinha a impressão de que o jôgo ia continuar, viu-se entrar em campo o diretor de football do Flamengo, Dr Alfredo Curvelo e determinar ao quadro que não prosseguisse na partida. Como era natural, semelhante gesto que dispensa qualquer comentário para condená-lo causou verdadeiro espanto e grande decepção. Os jogadores obedeceram à ordem recebida e se negaram a atender ao juiz, que os chamava para o reinício da partida. Finalmente o juiz, à vista da negativa, deu a partida como terminada, nos 31 minutos, com a contagem de 5 a 2 a favor do Botafogo."
Mais unzinho:

O Diário da Noite, que deu início aos Diários Associados de Assis Chateaubriand e em alguns momentos suplantou O Globo (jornal que só veio a se consagrar mais tarde), no dia seguinte à partida, foi um dos poucos jornais, além do Globo e do Jornal dos Sports, a publicar uma foto dos jogadores rubro-negros sentados no gramado. O título da matéria dizia que “Quando o Botafogo marcou o 5º goal o Flamengo resolveu parar em campo.”

Tratando o caso como uma “vergonha inominável”, o jornal relata a entrada em campo de Alfredo Curvelo, diretor de futebol do clube da Gávea, após o gol de Geninho, procurando o capitão Jaime “para transmitir a decisão da diretoria, no sentido de não continuar a luta!”Informa, ainda, que “o quadro rubro-negro ficou sentado no gramado” e que, após o apito final do árbitro, “saiu de campo sob vaias, sem que sequer tivesse a gentileza de saudar o rival que o venceu.”

Sobre o lance em questão, os "correspondentes" afirmam não ter visto o lance com clareza, mas ressaltam:
“O Flamengo discute a existência de um 5ª goal, numa partida em que estava nitidamente superado no gramado e em que perdia por 4x2. Nada mais ridículo e inoportuno, portanto. Vontade de fazer barulho, de criar caso, de estabelecer confusão. Ou, talvez, de deslustrar a vitória merecida e brilhante de um rival que merecia maior respeito.”

 E esse último aperitivo, só para deixar claro que meter o pau no juiz é algo que de há muito faz parte das nossas discussões de futebol:

Já a respeito do árbitro Aristides Figueira, o Mossoró, o periódico morde e assopra. Por um lado, afirma que “com aquelas banhas, não acompanha a bola como devia” e que “não tem a energia necessária para punir os elementos que o insultam durante a partida”, mas salienta: “Se errou no lance reclamado, teve o único erro grave na arbitragem de ontem. E isso não bastaria para que o Flamengo fizesse o que fez.”

Quem sabe, com Jogo do Senta, autores e editoras não se animam a recuperar e publicar muitas outras dessas deliciosas histórias que fazem a história do futebol brasileiro? Lançamento em 10 de setembro de 2014, comemorando os setenta anos do inusitado acontecimento."

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O Magro é botafoguense, o Gordo é framenguista. Os dois estão lendo o Livro do Senta

Flagrante: Torquemada

piauí, a melhor revista do Brasil, elogia Livro do Senta no blog sobre futebol


O jornalista e blogueiro Jorge Murtinho destacou hoje em seu blog "Questões do futebol", no site da piauí, o livro do Senta. O título do post diz tudo: "A fantástica e divertida história do Jogo do Senta".

Para ler na íntegra, clique AQUI.

Chupem, Comuns.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Vejam quem também está lendo o livro sobre o jogo em que o Framengo perdeu de 5 a 2 pro Botafogo e... SENTOU

Flagrante: Gilvan Nascimento

Classificados do Botafogo

Tá na pior, teu time é pequeno, não tem pretensões de ser campeão ou de entrar na Libertadores e está na zona de rebaixamento? Ligue 21-2546-1950. Tratar com Maurício Assumpção.

Até o Lula está lendo o Livro do Senta

Copyright by Mário AV

Olha quem também está lendo o Livro do Senta!

Arte: Torquemada

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Olha só quem está lendo o Livro do Senta

Arte: Torquemada

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

André Bahia no Flu. OBA!!!!! Rouba o Airton também


Não é de hoje que o Flu bota olho grande nas coisas do Botafogo. Mas dessa notícia eu gostei. Dando no globo esporte.com

Veja quem ganhou a disputa entre Botafogo e Fluminense...


Livro do Jogo do Senta na Rússia

Foto: Torquemada

Cruzamos a antiga Cortina de Ferro. Livro do Senta é comunista também.

Sentar em campo vira moda no ANO DO SENTA - parte 1


Caraca! Viram isso?

E o chororô do Framengo está de novo na moda 70 anos depois. Tô começando a achar que 2014 será o ANO DO SENTA. Obrigado pelo link, Wesley Machado.

Merchan gratuito do livro?

Para ver o vídeo, clique AQUI.

Sentar em campo vira moda no ANO DO SENTA - parte 2

E SENTAR que nem o Framengo sentou em 1944 virou moda mesmo. O livro do Senta ainda nem foi lançado e já começa a render frutos pelo Brasil. 2014 vai virar o ANO DO SENTA (ver aqui e ver post abaixo).

Chega de perder para os fracos



Tudo bem que o Flu é um clube de Segunda Divisão que vive de apelar pro tapetão, mas tem um time razoável e é grande no Rio. O que não pode gora, Botafogo, é dar uma de Robin Hood de novo. Ganha de um bom time como o do Flu e perde para um time fraquíssimo como o do Framengo. Ganhar do Figueirense na quarta é obrigação.

domingo, 17 de agosto de 2014

Vocês vão ter que me ENGOLIR!


Chegamos na Terrinha


Na cidade do Porto, em Portugal. Obrigado Léo. Vejam a foto, assistam o vídeo e comprem o livro, né?

sábado, 16 de agosto de 2014

Jogo do Senta na Lua


Nem o céu é o limite. Chegamos lá.

Foto do nosso astronauta Torquemada.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Livro do Jogo do Senta na Muralha da China

Foto: Mao Tse Tung (Mão boba: Torquemada)

Chegamos na China. Nosso enviado especial Torquemada topou a parada e está na China. Passa a noite na Terra de Mao e segue viagem amanhã de manhã. O tour é patrocinado pelos botafoguenses ricos que pagaram os salários dos jogadores do Botafogo e decidiram investir parte da grana na divulgação do Livro do Senta. 

O mundo não esquece o botafoguense de Pau Grande


Calma, tricolores e pessoal da FlaGay. É apenas uma notícia que o Fogo F mandou e saiu no FogãoNet. Leia AQUI.

Zé Roberto do Grêmio ficou impune depois de quebrar a perna do Lucas que ficou afastado durante meses, Sheik é punido por três jogos por uma dividida em que o adversário nada sofreu


E o STJD começa a armar mais uma vez. Começou tudo de novo. Já vimos esse filme e conhecemos o final. Vai ficar calado, Maurício Assumpção?

Mas os bobinhos manipulados pelo Sistema vão achar tudo isso normal. E os colunistas amestrados vão se calar. Tudo para salvar o Framengo e tentar botar o Glorioso na Segundona.

Mande uma foto do cartaz do livro em frente ao Kremlin, Muralha da China ou uma das pirâmides do Egito e ganhe a almofada do Jogo do Senta


O desafio está lançado. Se você está em um desses lugares ou conhece alguém lá, mande uma foto do cartaz do Senta (pode ser com a pessoa aparecendo ou não) e ganhe a almofada do Jogo. Para mandar a foto ou saber mais detalhes clique blogdopcguima@gmail.com

Não vale montagem. O vencedor será quem mandar a foto primeiro.

Para quem ainda não viu as fotos publicadas é só clicar em 
http://livrojogodosenta.blogspot.com.br/

Tem vários exemplos lá.

Novas pomoções virão.

Ah se o Fred jogasse no Botafogo!


18 meses de salário atrasado e só sai na quinta faixa do lado B. Eita!

Dando no Extra.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Agora sim está explicado porque os flamenguistas achavam que a Alemanha era o Framengo na Copa


Dando no globoesporte.com

Fluminense vai virar a mesa de novo para ganhar pontos do time do Pimpão


A melhor frase é essa: "Já vou deixar claro: não tem virada de mesa nem tapetão, apenas a justiça agindo a favor do futebol”, disse." Mais Fluminense, impossível.