sábado, 17 de novembro de 2012

Ser botafoguense é...



Sei que torcedores de times comuns jamais entenderão o que é ser botafoguense. Mas como tem novos torcedores de times comuns visitando o Blog mais imparcial do planeta, eis uma das muitas máximas que o nosso GB enviou hoje.


"Ser botafoguense é antes de mais nada, ser escolhido!
Ser Botafoguense é ter tantos ídolos como nenhum clube no mundo têm.

Ser botafoguense é ser supersticioso. Nossa superstição ultrapassa os limites normais, mas é a nossa tradição.
Quem nunca ficou mal humorado, brigou com Deus e o mundo ou por causa de uma derrota porque não colocou aquela camisa ou mudou de lugar no meio do jogo?

Ser botafoguense é acreditar que o amanhã vai ser sempre melhor, pois todo botafoguense é sabedor de sua trajetória e de toda a história mística que o envolve.
Ser botafoguense é vibrar a cada lance, como se o jogador lá embaixo no campo ouvisse cada palavra de seu incentivo e sentir que elas podem sim, fazer toda a diferença.

Dizem que o Botafoguense chora…ahhh e como chora!
Chora muito e de soluçar! Chora de amor, de paixão, de alegria, de orgulho, de emoção, chora ao ver seu TIME entrar em campo com o escudo mais lindo do MUNDO!

Nós, botafoguenses, temos personalidade, inteligência e sabedoria o suficiente para saber que a glória de um time não vem só com suas vitórias.
O Botafoguense não desiste nunca: cai, levanta e sacode a poeira. Luta junto com os seus heróis, grita a todo instante, joga limpo mesmo com todas as conspirações contra nós.
O Botafoguense sabe cobrar, mas também sabe reconhecer toda a garra demonstrada.

Nós botafoguenses honramos as nossas cores, somos preto no branco ou vice-versa. Cantamos o nosso hino como se fosse o de nossa pátria.
O Botafoguense diante de outro “ense” é amigo, pai, mãe, irmão, filho… É ser humilde e sincero. É torcedor e técnico, adora dar palpite. Mas é por amor.
Amor incondicional ao clube de General Severiano.

Ser Botafoguense é venerar a camisa que veste e a Estrela Solitária que a ilumina cada conquista. E esta mesma Estrela também nos ilumina nas derrotas, pois somente a derrota do Botafogo, é a nossa purificação!
É caros amigos…
É difícil, aliás, é muito difícil explicar o que é ser botafoguense. Dentre muitas linhas escritas, nunca é o bastante. O que é carregar tantas glórias numa estrela só, a Solitária!
Serão sempre anos de tentativas de se explicar o inexplicável. São anos de glórias, conquistas e sentimentos…
Mas logo lembro, que sentimentos não têm explicações.

E pra vocês, o que é ser Botafogo? Como tentar explicar esse sentimento?
Como explicar essa idolatria, esse preto e branco mais colorido do mundo, esse sofrimento que todo botafoguense tem, mas que seu amor, ele nunca se cansa de explanar?

Como dizia Nelson Rodrigues: “…Ponham uma barba postiça num torcedor do Botafogo, dêem-lhe óculos escuros, raspem-lhe as impressões digitais e, ainda assim, ele será inconfundível…”

Por isso que eu digo: Somos diferentes, fomos escolhidos a empunhar o brilho da Estrela maior e só quem é botafoguense, sabe o que é amar um clube de verdade!".

14 comentários:

Zé do Rádio disse...

PC,

analisando o seu texto, acabei de descobrir algumas coisas. Entre elas algumas merecem atenção:

1- Torcedor é tudo igual, todoas acreditam na mesmo coisa, meu time é o maior, o mais bonito, o mais "glorioso"...

2- Sempre vai ter gente iludida no mundo, enquanto tiver otário, vagabundo não passa fome...

3- Nelson Rodrigues, além de ser o melhor dos crônistas que já li, é também o melhor político de todos os tempos, ele consegui agradar a todos ao mesmo tempo, framenguistas, flores, bigodudas e até os chorões... eita cara bom...

Anônimo disse...

Ser Botafoguense e ser ajudado pelo Márcio Resende, Ser Botafoguense e nunca disputar uma Libertadores, Ser Botafoguense e nunca ter ganhado uma Copinha Do Brasil, Ser Botafoguense e ter um jogador que inventar falso Sequestro, Ser Botafoguense e ser Patrocinado pelo Guaraviton, Ser Botafoguense e só ganhar uma Taça Rio no Ano que já e Mundial, Ser Botafoguense e ganhar um Estádio de um Prefeito Botafoguense e etc.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ser torcedor do foguinho é....
Parabéns Pc, Cacau e o resto dos poucos torcedores do foguinho, há exatos 10 anos o foguinho era posto em seu devido lugar, série B, voltaria dois anos mais tarde, porém o amigo fiel do foguinho, Márcio Resende deu mais uma forcinha há alguns jogos da final, e livrou o foguinho... com tudo festejem, que maldade do São Paulo, dentro do primeiro lixão chamado de estádio, Caio Martins, quer vergonha para os poucos torcedores do foguinho... Vou relembrá-los, o foi gol do Dill, quem ?? Rebaixados com um gol do Dill, é muita humilhação.... Risos.... Mais o foguinho tinha o Camacho, Geraldo Madureira, Rodrigão entre outros, como um time com esses jogadores pode ser rebaixado ???? Se o Pc fosse realmente imparcial postaria que há 10 anos o foguinho fora rebaixado....
.
Só estou fazendo o que o Cacau me pediu ontem, fazendo todos felizes, devem estar morrendo de rir agora né... risos... eu estou.....
.
Pc e Cacau, ou só o Pc, ou só Cacau, viu, sempre me confundem, são a mesma pessoa... enfim... devem estar comemorando a ida á série B, por isso estão economizando em comentários em em posts.
.
Creio que time grande possa até cair pra série B, mais volta, ganha títulos, revela jogadores e etc... como o foguinho não é time grande, caiu pra série B, seu habitat natural, e vive há 10 anos as pencas na série A, time pequeno.
.
Há só para informá-los, no suplemento esportivo do Extra de hoje, fala sobre a carreira do mediano Seedorf, leiam e se informem sobre o que ele fazia no R. Madrid e etc.. aqui no brasil, terra de pseudos times como o foguinho, é fácil ele se fazer de bonzinho, jogar em time pequeno é mole...
.
Devem estar morrendo de rir né. Viva os 10 anos da ida a série B. Parabéns de novo.
.
SDM

Unknown disse...

|

A cada dia amo mais o Botafogo.

FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

\o/

CHUUPA periferia!
CHUPAAAAA mulambada!!!!
CHUUUUPAAA alansid do rádio!

|

PC Filho disse...

Ser botafoguense é ir ao estádio esperando a derrota.

Anônimo disse...

PC, algumas semanas atrás, após mais uma garfada que deram no Fogão, desta vez contra o Corinthians, o site da Globo resolveu iniciar uma "série nova" (foi assim descrita por eles, uma "série nova" chamada "Apitei").

O objetivo da "série" era esmiuçar as "polêmicas" de arbitragens que entraram para a história. Mostrar que "erros de arbitragem acontecem para os dois lados". Claro que, coincidentemente, começaram pelo Márcio Rezende de Freitas e a "polêmica" decisão do Brasileiro de 95.

Mas depois pararam por aí. Não vimos até aqui o segundo capítulo da tal "série". E sabemos bem que para a nação de Allans não deu na Globo então "não é notícia"...

Essa Globo...

Abs
Pablo

PC Guimarães disse...

O texto, infelizmente, não é meu, meu caro Zé do Rádio. Muito bem observado, Pablo. O resto? Ora, o resto são torcedores de times comuns. Como sabemos jamais entenderão o que é ser diferente.

Gil disse...

PC,

Time, time não, quadrilha grande nunca cai.
Sempre serão ajudados!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Pc, esqueci a segunda parte, Ser Botafoguense e ser chorão, Ser Botafoguense e Perseguir a Tv Globo, Ser Botafoguense e ter um zagueiro chamado Doria, Ser Botafoguense e ter um estádio da Prefeitura, Ser Botafoguense e culpa os pobres dos Árbitros, Ser Botafoguense e ter um jogador suspenso por usar Cocaína, Ser Botafoguense e ter um jogador e fim de carreira.

Anônimo disse...

Pc e impressão minha ou o cara da foto e o Fred do Fluminense.

Unknown disse...

Cheguei realmente agora, visto querer esperar o Altas Horas para assistir à participação do, segundo a impressão do allansid, velho e quase insignificante Seedorf e vejam, tão desimportante que elogiado e mimado até por corinthiano no programa.

Claro que fui brindado também pela inexplicável Joss Stone, para quem ainda não ouviu, uma diva do soul ainda nos seus vinte e poucos anos.

Já quanto a Zés, sindeiallans e assemelhados, reclamem à vontade.

Quero ver mesmo é vocês procurarem holofotes em postagem sobre o Sport, o Coritiba ou o Bangu.

Unknown disse...

PC,
Apenas para registrar,esse texto foi escrito pelo Carlos Henrique.
Abs, GB

Haroldo-DF disse...

PC.O autor do texto ė um amigo que me acompanha nos jogos do BOTAFOGO desde garoto e tem uma linda história .Resumindo.Nasceu em Sto. André SP e aos 6 anos colecionava figurinhas de revista infantil qdo um belo dia viu o Pato Donald com o uniforme do BOTAFOGO e se apaixonou pela Estrela Solitária.Tem hj por volta de 30 anos e por falta de oportunidade foi conhecer Gal Severiano e o Engenhão no ano passado.Moro em São Bernardo do Campo SP e sou irmão do Haroldo de Brasília.
Abço. João Rodrigues