segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Victor Junior, O Adicto", por Pedro Barcelos

Costumo descobrir e valorizar talentos entre meus alunos e ex-alunos. Jason Vogel, hoje editor de Automóveis trabalhou comigo; Gioconda Brasil, hoje na TV Globo também. Tem muitos outros. Por isso recomenda dar uma espiadinha no texto do meu ex-aluno Pedro Barcelos, que acaba de criar um blog que promete. Especialmente pela qualidade dos textos. Como o "Victor Júnior, o Adicto", que estou divulgando abaixo. O outro que está lá no Blog Carlitiano se chama "Elkeson, o desgraçado". Vale a pena ler e conferir o blog. Pedro tem estilo. Clique aqui.


Victor Junior, O Adicto
Após meses sem algum ser impreterivelmente convencido de que sua vida se resumia as suas tentações, o caminho da luz reapareceu. E esse tal de Victor Junior demonstra com perfeição o que é ser viciado no objeto de trabalho. Para se ter uma idéia, ele não consegue ficar quieto em bancos de reservas. Ele foge, misteriosamente, de seus companheiros, e quando menos se espera, lá está ele. Trabalhando como gandula.

Esta fixação, que tomarei a liberdade de chamar vício, no entanto está aquém de julgamentos pretensiosos. Ninguém poderá dizer, com absoluta convicção, que obsessão é um defeito. E levando a vida como qualquer outro mortal, ele não aguenta de ciúmes ver a pelota com outro. Ela o pertence. Ao menos em seu âmago. E este sentimento é louvável. Porém, quando a tem, não sabe muito bem o que fazer, de tamanho ecstasy. Traz ela pra cá, ela vai pra lá. Chama-a de querida, e esta corre para a lateral. Ele persiste como qualquer pedinte de lanchonete e, hora ou outra, ela volta. Assim, gruda nela como o mel lambuza o urso. E um segue com medo do outro.

Com tamanha empolgação, entrou em campo domingo procurando a coitada. Não tardou a achá-la.

Primeiro gostaria de dizer que é inadmissível O Glorioso perder para o Náutico. E digo isso sem pretensão de limitação. O Botafogo não pode perder para um time com este nome, em quaisquer circunstâncias. E mais, em qualquer esporte.

Mas, ainda precisávamos da confirmação. E o lance do terceiro gol adversário foi esplendorosamente saudável pra este time. Ele, navegando na pura ingenuidade de um bravo guerreiro pré-histórico, acredita que todos a sua volta vêem o mundo da mesma forma. Pensando, ou não, que nosso terceiro goleiro era aficionado como ele, recua uma bola arriscada. Ora pois, um atleta que perde a vida sendo terceiro goleiro não pode querer descer ao reino dos viciados. Gol. A ilusão de igualdade sentimental é algo que apenas os neuróticos conseguem ter. E, sendo, culpa dele, nada mais me resta, a não ser um bem-vindo.

Observando um pouco mais severamente a jogada, está foi a prova que faltava-nos. É ele. O vagabundo que nós, Botafoguenses, temos orgulho de hospedar. Após meses de solidão, o nosso time volta a ter um elenco característico. O nosso time nunca, e repito, nunca, conseguiu alguma coisa sem ter ao menos um viciado no elenco.

16 comentários:

Anônimo disse...

Gilmar Ferreira acabou de dizer que o Botafogo irá perder Herrera e Loco Abreu.

Apesar do Gilmar se vascaíno acredito que pelo menos 1 sai.

Acho que é bem a cara do Botafogo perder jogador agora e colocar time reserva na sul-americana.

Welles

Unknown disse...

Pelas notícias destes dias, é bem provável o retorno do Loco ao seu querido Nacional.

Obrigado Loco, mas já estava passando da hora.

Luis disse...

Anderson Barros deve ter grandes trunfos na manga. afinal ninguém mapeia o mercado como ele

Anônimo disse...

Como disse Eraldo Leite vende os dois e contrata Drogba


Welles

Léo disse...

Muito bom texto, pena afiada. Não sei se o Vitor Júnior merece tanto, a parte do atraso de bola é genial.

O comentário acima do Luís é de chorar de rir.

A identificaçao do Loco Abreu com a torcida e a importância da sua condição de ídolo junto aos mais jovens deve ser levada em conta pela direçao do Botafogo numa eventual dispensa.

Creio que ele nao tenha uma posição de titular garantida no time devido a sua idade, nota-se que ela cobra nos movimentos, mas ele é titular na posição de ídolo.

Talvez, não exista no Rio, em outro clube, um jogador com tamanha identificação com o seu escudo.

Anônimo disse...

O Gilmar Ferreira esta dizendo que o loco sairá do botafogo desde 2010. Uma hora ele vai acertar...

San
Gilson Lucas

Anônimo disse...

"uma pessoa ligada ao loco ofereceu extra oficialmente"
Isso e jornalismo de confusão

Julio disse...

O texto é iteressante, já o Vitor Jr parece jogador de totó. Quanto ao a vontade do Loco Abreu jogar no Vasco, já foi logo descartado. Desde os anos 70, quando Andrada passou por lá, o Vasco não contrata boiolas !

Unknown disse...

Então ele vai substituir o David. Uma certa facção colorida vai A-D-O-R-A-R.

Agora surpresa, surpresa. Andrada era moffoila, cara? hehehehehe. Eu morria e não iria saber disto. Será que só por este fato ele deixou o pênalti daquele cara passar em 69?

Anônimo disse...

Loco Abreu, Maicosuel, Elkeson. 3 jogadores e a mesma novelinha.
Existe em contrato alguma cláusula que obrigue o Botafogo a escalá-los como titular?
É só ir para a reserva que começam com esta especulação de buscar outros clubes onde supostamente serão titulares.
Já faz tempo que jogador não se escala com nome. Tem muito medalhão por aí que amarga reserva em seus clubes e trabalha para ser titular ao invés de ficar cavando saída pra mostrar insatisfação.

Se tudo que estão dizendo é verdade, a diretoria do Botafogo precisa agir e entender que não se pode sair liberando jogador insatisfeito a revelia em pleno campeonato nacional, sem que ao menos já tenha outro nome do mesmo nível para a reposição.

Para vencer campeonatos é preciso não só um bom time mas também um elenco de qualidade.
Hoje se o Herrera machucar não temos outro atacante além do Abreu porque o Sr Anderson Barros quer inovar e fazer o Botafogo jogar só com zagueiros e meias.

No meio, os hoje titulares Andrezinho e Felipe Gabriel vivem machucados. Esse Vitor Jr está emprestado pelo Corinthians sem preço fixado (mais uma brilhante negociação do nosso Manager) e ao final da temporada vai embora.

Em determinado momento do campeonato corremos o risco de jogar com o time de juniores do meio pra frente caso se concretize essa debandada anunciada que ao que parece conta com a conivência da nossa fraca diretoria.

Com MEIO elenco vamos continuar terminando alí pela 10ª posição do Brasileiro e ficando pelo caminho nas competições de mata-mata.

Entra ano e sai ano e nosso Manager e nosso presidente não aprendem.
Depois é só explicar pro torcedor que houve um equívoco no planejamento e vida que segue.
E o torcedor que se dane.

Xecaxeca

Anônimo disse...

Assino embaixo do comentário do Xecaxeca.

Mas esse presidente nosso não é trouxa. Dever ter algum atacante engatilhado que não vem por conta de grana.

Eu trocaria Maicossuel e Herrera pelo Nilmar, por exemplo. Mas tem de ser uma transferência imediata.

Se não tiver ninguém engatilhado só pode sair com multa rescisória.

O jogador está insatisfeito? Dane-se, banco nele.

Ah, e precisa ter uma cláusula extra de multa caso ele seja renegociado para um time do Rio no período mínimo de três anos.

Abs
Pablo

edgard horacio disse...

ué, o loco tá no banco.
cadê aquele grande jogador?
e o bonequinho, vão fazer
o quê com eles ? será que
o exército da salvação
aceita ?

Anônimo disse...

Julio disse...

O texto é iteressante, já o Vitor Jr parece jogador de totó. Quanto ao a vontade do Loco Abreu jogar no Vasco, já foi logo descartado. Desde os anos 70, quando Andrada passou por lá, o Vasco não contrata boiolas !

Que classe desunida...

Anônimo disse...

Quer dizer então, Zandonaide, que existe "roubo" no futebol?

http://oglobo.globo.com/esportes
/rmp/

Ah, mas aqui no Rio de Janeiro, a capital mundial da ética e da honestidade, é tudo "chororô" de perdedor...

ZaZo... disse...

Xecaxeca, o preço fixado pelo Corinthians pelo Vitor Junior é R$ 3 milhões.
América do México, Bahia, Palmeiras e Corinthians querem o Loco Abreu.
Porém, ele quer ir para o seu clube do coração: o Nacional de Montevidéu.

Carlos disse...

PC, obrigado por liberar minha volta!
Mas quando vejo um idiota escrever palavrão, totalmente desnecessário, tenho que concordar que o blog tem que ter um "filtro anti-imbecil".