sábado, 26 de maio de 2012

Será que o Brasil não é mais do que isso?

Durante a transmissão do jogo Brasil e Dinamarca, as tvs mostraram a imagem das duas "celebridades" abaixo. O site da Folha divulgou a foto.

Reprodução: site da Folha de S. Paulo

Curioso que hoje o jornal O Globo publicou uma matéria, com o título "Libidinosos e indolentes", sobre o livro "A construção do Brasil na literatura de viagem", em que o autor, Jean Marcel de Carvalho França, historiador da Unesp, destaca que o Brasil é "uma terra fértil, um clima ameno. Mas colonos preguiçosos, indolentes, libidinosos".


Reprodução: O Globo


2 comentários:

Anônimo disse...

PC, essa falsa imagem foi alimentada pelo próprio brasileiro, por campanhas institucionais de turismo e pela TV.

Explicar estes estereótipos criados ao longo de muitos anos é uma das maiores dificuldades que tenho em conversas com alguns conhecidos e amigos daqui. Embora a maior parte conheça o Brasil e compreenda essa falsa realidade, a maior parte ainda possui essa imagem distorcida.

Um dos melhores retratos disto são os próprios "cartões turísticos" vendidos no Rio com fotos de mulheres com biquinis e bundas de fora com o calçadao de copacabana ao fundo.

Praticamente, em todo evento envolvendo o Brasil existe uma mulata como alegoria para representar a Nação da bunda de fora, e muitas vezes, alimentada pelas autoridades.

O Charles da Inglaterra quando vai ao Rio tem sempre um escrete de sambistas desnudas devidamente contratadas pelos anfitriões, fazer o que quando as nossas autoridades reforçam a ideia de que estamos na era medieval?

O Brasil vende uma imagem de exotismo e erotismo. E acha que é positiva.

Devido ao crescimento econômico, aumentou o interesse no Brasil e no seu modo de vida e funcionamento da instituiçoes, e nos últimos tempos, a minha dificuldade é explicar assuntos relacionados ao submundo do crime no Rio de Janeiro, ninguém entende como um Estado que vai fazer uma Olimpiada pode ter laços de amizade entre políticos, bandidos, religiosos, ONGs, paramilitares e a própria população...

Isto é mais difícil de explicar do que as bundas de fora:

http://www.youtube.com/watch?v=jz8TEEfinAY

Léo

Anônimo disse...

Corrigindo:

Embora a maior parte conheça o Brasil e compreenda essa falsa realidade, a uma boa fatia ainda possui essa imagem distorcida."

Léo