domingo, 26 de fevereiro de 2012

Carlos Eduardo Novaes e o breu do Abreu

Mestre Carlos Eduardo Novaes acaba de enviar mais um texto exclusivo para o Blog do PC. Novaes é imparcial como todo botafoguense e mete o pau no Abreu. 


Diz aí, mestre:


Sinceramente não sei de onde vem tanta veneração do torcedor botafoguense pelo Abreu. Não será do seu futebol que o uruguaio jamais se firmou nos mais de 10 clubes por onde passou. Talvez venha da personalidade, ou da altura, ou do discurso articulado.

Se Abreu jogasse a metade do que fala, discute e gesticula em campo com certeza mereceria toda essa idolatria.

Mas a unanimidade que o abraçou em sua chegada ao clube já apresenta algumas rachaduras e hoje não são poucos os torcedores que contestam sua importância para o time.

No jogo contra o Fluminense, Abreu não deu um único chute a gol e conseguiu uma só cabeçada (para fora) nas dezenas de bolas lançadas pelos companheiros à procura de sua testa. É verdade que em matéria de passes e cruzamentos errados o Botafogo é um recordista, mas, reconheçamos, Abreu nunca está onde deveria estar. Tem se mostrado bem mais efetivo afastando as bolas nos escanteios dos adversários (único momento em que aparece no seu próprio campo). Se Abreu não cabeceia nem chuta a gol por que então não experimentá-lo como zagueiro?

Na frente, Abreu tem sido um poste, e um poste mal iluminado. Se o torcedor observá-lo em campo (sem paixão), vai perceber sua lentidão, suas dificuldades para controlar uma bola e constatar que ele perde mais gols do que faz. Como se não bastasse, sua presença, fixo dentro de área é de uma ajuda inestimável a organização da defesa adversária.

Está mais do que na hora do treinador oferecer aos torcedores um ataque mais ágil, de mais mobilidade, com um centro-avante que fale menos, jogue mais e recue até sua intermediária quando for preciso. Digo sempre que quando Abreu não faz um gol é como se o Botafogo jogasse com dez. Dar um descanso ao uruguaio permitiria também ao time sair desse monótono samba de uma nota só, alçando intermináveis bolas sobre a área adversária para ver no que vai dar.

Alguém argumentará que com Abreu o Botafogo teve o ataque mais positivo da Taça Guanabara. Pois prefiro que tenha um ataque menos positivo contra os pequenos e vença os grandes. Depois do jogo com o Fluminense o técnico O.O. declarou que “dominamos todos os adversários que enfrentamos, à exceção do Flamengo e Fluminense que não vencemos...” Ora, se não foi superior à dupla Fla-Flu e não jogou contra o Vasco, quem o Botafogo dominou? O Olaria? O Resende?

Na volta de Jobson, agora em março, o Botafogo terá a oportunidade de testar uma nova formação com Abreu no banco. Só não sei se o técnico terá coragem de barrá-lo, mas se assim não for, que ao menos o demova da idéia de bater pênaltis. Nem cara a cara com o goleiro Abreu está conseguindo justificar sua condição de ídolo. 

37 comentários:

Chico da Kombi disse...

###

Enfim, Túlio Maravilha quebrou o seu jejum de seis jogos sem fazer um gol vestindo a camisa do CSE. O atacante conseguiu na tarde deste domingo, não fazer apenas um mais cinco gols na vitória por goleada do Tricolor em cima da Seleção de Quebrangulo: 8 a 0. A partida foi um amistoso oficial agendado pela diretoria do CSE visando preparar o time para a disputa do Segundo Turno do Campeonato Alagoano.
Com os cinco gols marcados, ficam faltando dezessete gols para Túlio Maravilha chegar ao milésimo. Se o jogador fizer mais dez gols pelo CSE, o atacante deixará o Tricolor de Palmeira dos Índios para voltar a vestir a camisa do Botafogo. Isso é o que consta no contrato que o atleta firmou com o CSE.

Que beleza!
\o/

Fortíssima Seleção de Quebrangulo, cidade do norte de Alagoas com 12 mil habitantes!!!

:o))))

###

PC Guimarães disse...

Li sobre isso, Chico. As notícias de mais um feito do Túlio desmerecem o jogador, como sempre. Não fizeram o mesmo com o Romário, que contou gols até feitos em linha de passe. Mas deixa estar. O Maravilha está chegando lá.
grande abraço

Chico da Kombi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chico da Kombi disse...

PC, entre os 1.000 gols do Pelé são contabilizados até os marcados em peladas do Exército, com 15 recrutas em cada time.

O Romário também deu uma turbinada em sua conta dos mil gols, marcando amistosos contra times de araque.

Tulio Maravilha neles!

Dirley Santos disse...

“dominamos todos os adversários que enfrentamos, à exceção do Flamengo e Fluminense que não vencemos...”

Se ele disse isso mesmo, e acredito no Novaes, então só me resta desejar feliz 2013 pra nós ...


Dirley Santos.

Anônimo disse...

eu já diria Feliz 2015, tendo em vista a reeleição

Carlos disse...

Opinião foram feitas para serem dadas. Então, aí vai a minha:
Não concordo com o que acabei de ler. A questão é bem simples para mim.
Criaram uma expectativa absurda em cima do jogador. De uma hora para outra virou o salvador da pátria.
Todos nós sabemos que ele não é nenhum craque, mas é um jogador de presença na área e sabem sim, fazer gols. Não á toa é o maior artilheiro do Uruguai e já fez 56 gols, em dois anos, pelo Botafogo.
Acontece que o Botafogo, desde o tempo do Joel, criou um esquema de jogo único. Cruzamento para Loco Abreu.
Não tem jogador que aguente isso. Principalmente um de 35 anos. Será que os técnicos não percebem isso? Será que a diretoria não vê que precisamos de outro goleador para dividir a responsabilidade com ele?
Acho que com a entrada do Jobson isso vai melhorar.
Li e ouvi diversas críticas sobre Loco Abreu. E sabe porque? Porque ele bota cara para apanhar. Não vi ninguém crucificando o Marcio Azevedo por, total incompetência, não fazer a linha de impedimento. Não vi uma linha sequer sobre o pênalti perdido pelo Lucas.
Finalizando, acho ele um grande jogador, mas não pode levar tudo nas costas.
Saudações Alvinegras.

Anônimo disse...

bota tanto a cara que fica ameaçando deixar o clube como fez naquela cartinha ridícula depois que o joel o colocou pra sentar no banco, lugar onde ele deveria estar hoje com o futebol que está jogando, e aliás lugar que ele ocupa na seleção do uruguai...e não bastasse aquela cartinha ridícula de ameaça, fez novamente na campanha de reeleição de seu amigo protético que lhe dá todas as mordomias se metendo na política do clube coisa que ele não deve fazer nem lá no Nacional de Montevidéu.

Essa não é minha opinião, são fatos que ocorreram , só estou relembrando,

Haroldo-DF disse...

Tá bom!
Então vamos deixar o Loco de lado e vamos com Leandrão, Alexandre Oliveira e outras pérolas que a diretoria nos impõe.
Loco não é o Messi e nunca será mas esse joga no Barça e não no Bota. Nossa realidade é outra e no futebol Brasileiro existem poucos jogadores que se comparam ao uruguaio.
Sabe se colocar, nunca está impedido, tem visão de jogo e sabe fazer gol sim!
Se não fez contra o FLOR é porque o time nada criou. Aliás, na única chance que criou, se o Elkeson não fizesse ele faria.
Todas as vezes que teve oportunidade ele foi decisivo sim.
Quem critica o Loco deve estar querendo trazer o David para o Botafogo.
Como diz o PC, o maior ídolo do futebol carioca é botafoguense e talvez alguem que escreve histórias e estórias de framenguistas no Japão ou na casa do C... não é o mais indicado para falar do Botafogo.
SDS

Haroldo-DF

Anônimo disse...

Porra, que saco esse sócio anônimo que vem aqui fazer politicagem barata de clube.

Meu filho, monta uma plataforma decente pra 2014 e seja candidato. Não perca seu tempo fazendo politicagem em blog de futebol.

Faça críticas coerentes ou denuncie falcatruas que terás mais êxito. E talvez votos...

Abs
Pablo

Rafael disse...

Túlio Maravilha balançou as redes cinco vezes na goleada por 8 a 0 sobre a seleção de Quebrangulo... Esse é o ídolo de vocês, que nos trocou pelo corinthians...memória curta.
Bando de oportunistas, corneteiros...vocês mesmos vibraram com os gols do Loco no título de 2010, na batalha contra o ego do Joel, na copa...a agora porque perdeu um penalti não serve mais, está velho, nunca jogou nada...abutres, comedores de carniça, sem personalidade. Nojo, só essa palavra define o "jornalismo" Brasileiro. Bando de ingratos, veneram ingratos e omissos como tulio, Lucio flávio...e quando temos uma referência, alguém que respeita o clube...na primeira má fase já querem a cabeça dele! no fundo, Urubus...é o que vocês são!

असुर disse...

Não poderia concordar mais Rafael. Mesmo a torcida inteligente do Botafogo as vezes cai nas armadilhas da FLAPRESS!

असुर disse...

Falando em futebol... cadê o Medici?

Frederico disse...

Carlos Eduardo Novaes foi um dos primeiros escritores com quem travei intimidade literária, adolescente ainda li obras preciosas, como O Quiabo Comunista, A Travessia da Via Crucis, O Caos Nosso de Cada Dia entre outros, publicados pela Nórdica com ilustrações preciosas de Vilmar. Comprava seus livros na Feira do Livro em Copacabana, ali na Praça Serzedelo Correa.

Novaes merece um reconhecimento ainda maior do que já tem, ao lado de nomes como Luís Fernando Veríssimo, Millor Fernandes e Sérgio Porto se destaca como um dos grandes escritores de humor da literatura brasileira, a meu ver com uma vantagem. É o mais completo. É um daqueles escritores alquímicos que misturam o humor do dia a dia com a crítica social profunda e o despojamento do espírito carioca, tudo isso somado a uma verve criativa que contempla um dos maiores méritos do escritor de humor: a auto-ironia. Só alguém dotado de tantas e invulgares qualidades seria capaz de, mesmo sendo, ou até por ser botafoguense apaixonado escrever aqueles dez capítulos publicados no JB e que foram transformados em Mengo uma Odisséia no Oriente.

Agradeço ao blog do PC a oportunidade de ler agora esses artigos botafoguenses. O mestre transpira lucidez e concordar ou discordar torna-se um simples detalhe, o principal é a oportunidade de reflexão e a sedução exercida pelo seu texto correto, enxuto, na mosca.

Dirley Santos disse...

De antemão digo q ganhar ou perder é do futebol mas lendo no Cantinho Botafoguense* o comentário do Sérgio di Sabbato (isso dá até tese de pós-doutorado, sobre "os poderes no futebol"), gostei especialmente qdo ele escreve "(...) mas a mídia desempenha um papel importantíssimo em relação ao crescimento de uma torcida. Eu não me lembro de denegrirem tanto o flamengo na década de 60 ou o Vasco que ficou 12 anos sem títulos ou o coríntians ou o fluminense que foi para a 3ª divisão e voltou pela janela. Em compensação o Botafogo (...)".
Santos, Inter e Grêmio e até (me parece) os grandes pernambucanos estão se tocando e tentam pelo menos preservar seus patrimônios (leia-se torcidas) locais.
Fico me interrogando sobre o que é que falta para as correntes mais sérias da política botafoguense se tocarem disso e partirem para uma política de defesa do clube enquanto instituição histórica e popular.
Mais uns anos assim e a continuidades de grandes vacilos (tipo cotas menores, erros grosseiros de arbitragem, co-irmandade exagerada, crises de jogadores x técnicos, amareladas bisonhas, contratações escrotas, falta de reforços e etc), mesmo ganhando um estadual aqui e outra taça acolá, tendemos a ficar relegados definitivamente a um patamar intermediário.
Alguns podem me execrar mas pelo menos o bufão do Eurico peitava em defesa do "seu" Vasco, assim como outros dirigentes.
Sei q alguns vão até dizer q se começarmos a brigar contra o establishment seremos mais prejudicados ainda.
Será mesmo? É melhor ser prejudicado e não se contrapor publicamente e deixar esvair o amor-próprio?
Até hj me dá nojo saber que o Engenhão foi VETADO com laudo da PM e tudo para clássicos nossos e ESTA SEMANA RECEBEU TRÊS JOGOS DECISIVOS, INCLUSIVE UM VASCO X FLA (CONSIDERADO TÃO PERIGOSO) e não vi ninguém batendo nesta contradição esdrúxula ... nem jornalistas, nem botafoguenses ilustres. Ou será q depois q voltar o Maraca vamos aceitar q o Engenhão não serve de novo?
Não agito nenhuma cruzada insana, somente quero a defesa ativa dos interesses do Botafogo ...
• Link postagem no CB http://www.blogger.com/comment.g?blogID=7516699337890035916&postID=1957042859119233901
SAN,


Dirley Santos

Dirley Santos disse...

“Joel 'esquece' da base do Flamengo
Treinador aproveitou muito pouco as promessas rubro-negras desde que chegou ao comando técnico do clube”

Nunca vi a imprensa tão preocupada assim com o aproveitamento da nossa base.E depois dizem que Flapress não existe ...

http://www.lancenet.com.br/flamengo/meninos-Papai-Joel_0_652734826.html

Frederico disse...

Mas porque iriam denegrir o Flamengo na década de sessenta? Ganhou dois estaduais, um Rio-São Paulo. Fez ótimas campanhas em amistosos e competições amistosas. Teve grandes jogadores, entre eles Gérson.

Dirley, consulte a história do Flamengo na década de sessenta e verá que não foi nenhum fiasco. É claro que o melhor time do Rio naquela década foi o Botafogo, mas em número de estaduais ficou assim:

Botafogo - 4
Fluminense - 2
Flamengo-2
América - 1
Bangu - 1
Além destas duas conquistas o Flamengo disputou as finais de 62 contra o Botafogo, tendo chegado a última rodada com um ponto de vantagem e sucumbido diante da atuação extraordinária de Garrincha e de seu grande time, o que não é vergonha nenhuma. Também disputou as finais de 66 e 69.

Naquela época o Carioca era extremamente competitivo, basta notar que foram 5 campeões e o Vasco com todo o seu poder e tradição não venceu nenhum. O Flamengo colheu dois títulos e 3 vices, logo, chegou a 50% das finais.

Estou escrevendo isso porque há um mito infundado de que o Flamengo foi pífio naquela década, o que não corresponde a verdade.

Acho que se existe um sentimento de prejuizoa ao Botafogo deve haver luta sim, aliás Flamengo e Botafogo já foram parceiros em lutas muito dignas, como a vinda do Honved ao Brasil, sob pena de exclusão do Brasil da Copa de 58.

Só não concordo com a imputação de todos os males ao meu clube, esse fanatismo, essa paixão absoluta anti-Flamengo só serve para enfraquecer os detratores, sugar o moral de seu próprio clube e dar mais espaço ainda ao Flamengo.

ATT Frederico

Anônimo disse...

Mudando de assunto, parabéns
TIO PC seu "time" é o único
que ainda não deu volta olimpica no VAZIÃO kkkkk

Anônimo disse...

Lá vem o outro falar em Leandrão, (alexandre oliveira ( contratado pelo Anderson Barros) quer diz\er agora que o Botafogo está refém do Loco Abreu ?

conta aí quais foram os "gols" de Loco Abreu em 2010 HÁ MAIS DE 1 ANOS ATRÁS com exceção da cavadinha na final ?...aliás o jogador Caio salvou o time do Joel em várias oportunidades naquele campeonato. Estou falando alguma mentira?

os todos ficaram nervosinhos e estão se incomodando com os FATOS. Não fiz nenhuma tese de oposição, não tratei de nehuma hipótese, cornetagem ou algo similar, apenas falei o que aconteceu e tanto sabem disso que perderam a linha.

Não sei o que é pior, o Botafogo na mão desse dentista incompetente ou a tropa de choque de baba ovos dele que adoram o trabalho do Anderson Barros e do André Silva.

Anônimo disse...

Lá vem o outro falar em Leandrão, (alexandre oliveira ( contratado pelo Anderson Barros) quer diz\er agora que o Botafogo está refém do Loco Abreu ?

conta aí quais foram os "gols" de Loco Abreu em 2010 HÁ MAIS DE 1 ANOS ATRÁS com exceção da cavadinha na final ?...aliás o jogador Caio salvou o time do Joel em várias oportunidades naquele campeonato. Estou falando alguma mentira?

os todos ficaram nervosinhos e estão se incomodando com os FATOS. Não fiz nenhuma tese de oposição, não tratei de nehuma hipótese, cornetagem ou algo similar, apenas falei o que aconteceu e tanto sabem disso que perderam a linha.

Não sei o que é pior, o Botafogo na mão desse dentista incompetente ou a tropa de choque de baba ovos dele que adoram o trabalho do Anderson Barros e do André Silva.

Anônimo disse...

amigo ele não é FODÃO ?? porque não pode receber críticas, só quer tapinhas nas costas ?? um cara que perde um penalti em uma decisão de penaltis e desclassifica o seu time e depois diz que o importante é a folga e o churrasco tá querendo ser respeitado ? daqui a pouco vão pedir respeito pro Renato Gaucho também. Humildade e respeito foi o que o Loco Abreu não teve em sua lamentável afirmação, nem sequer com os torcedores que estavam presentes no Engenhão, palco para os rivais ganharem títulos.

Anônimo disse...

Vamos acalmar os ânimos. O Botafogo está muito bem. Nunca vi o Botafogo tão bem no cenário do futebol brasileiro e carioca, não é verdade? desmintam-me se forem capazes.

Anônimo disse...

Frederico, "correta, enxuta e na mosca" foi a cavadinha do Loco Abreu humilhando o goleiro assassino e sua legião de seguidores. E vê se disfarça no copy/paste da wikipedia que tá pegando mal.

San
Gilson Lucas

Reginaldo disse...

Parabénas, Frederico, concordo 100%contigo.Bela colocação em defesa do Fla.
Um abraço.
Reginaldo.

Carlos disse...

Caro anônimo, vc podia descrever aqui, para nós, suas ídeias, sugestões e contribuições para elevar nosso Glorioso ao patamar tão desejado por todos nós.
Tenho certeza que sua cabeça está fervilhando do boas ídéias, não é mesmo?
Ou você seria mais um daqueles que só sabe tacar pedra?

Anônimo disse...

Reginaldo, a defesa do fla utiliza fuzis, metralhadoras e até lança mísseis. Contra a defesa do fla eu sou mais o ataque do BOPE.

San
Gilson Lucas

DEIVID C. GUETA disse...

Eu apoio o Mauricio Assumpção no Botafogo, e torço para que ele continue fazendo esse belo trabalho. Se eu pudesse votava nele pra ser presidente vitalício. A nação rubro negra torce por isso !!

saudações rubro negras !!

Anônimo disse...

anônimo pare de falar besteiras, o Botafogo vai contratar o Tanaka aí eu quer ver a sua cara de Panaka depois. campeão carioca e invicto e campeao da copa do brasil. o melhor do Rio !

Frederico disse...

Obrigado Reginaldo.copy/paste? Gilson, eu nem sei o que é isso, até hoje o máximo que eu utilizei aqui foi o "Almanaque do Flamengo", para citar estatísticas de jogadores e escalações. Caramba, acho que isso foi um elogio involuntário...

असुर disse...

Eu tenho a solução para a péssima administração do fogão: curvem-se diante Eike Baptista e instalem uma administração séria. Só assim ele vai injetar alguns bilhões no glorioso. :)

Frederico disse...

Caro Asura, a determinação obsessiva de acumulação de capital do Eike não tem limites. Ele só investiria com a certeza de um retorno, e não tenha dúvidas que a preferência clubística ficaria bem distante dessa escolha. É mais fácil ele comprar um time inglês. :)

Mas eu não acharia ruim não. Acho que a ideia de capitalistas "comprarem" o futebol dos clubes tradicionais é uma das poucas soluções para nossos times. Nesse ponto, apesar das sacanagens o Flu está a frente. É o que eu já chamei aqui de modelo iglês.

Abraços.

PC Guimarães disse...

Fredera mandou bem nos elogios ao Mestre Novaes. Quanto às ideias do Mestre, o Blog é livre e imparcial. Não concordo plenamente com o Novaes. Mas imparcialidade é imparcialidade. E disso o Blog não abre mão.

Frederico disse...

PC, tenho por Novaes mais que admiração, tenho gratidão. Suas obras foram fundamentais para formar o meu gosto pela leitura, o que tornou minha vida bem melhor.

Ter Carlos Eduardo Novaes como companheiro de torcida deve ser um orgulho maior para os botafoguenses do que uma dúzia de Abreus.

Parabéns por ter tão nobre colaboração em seu blog, e muito obrigado por nos proporcionar esses textos exclusivos.

Daniel Vianna disse...

Fala PC!

Beleza?

Te vi lá em Mauá assistindo o jogo na Quarta no Quiosque.

Abraçossss....

PC Guimarães disse...

Era eu mesmo, Daniel. E por que não falou comigo, pô?

PC Guimarães disse...

Valeu, Fredera. Agradeço em nome do Mestre.

Deo disse...

Caros Botafoguenses. Sabem quantos penaltis o Louco Abreu já perdeu pelo Botafogo? Alguém sabe quantas decisões por penaltis o Fogão perdeu nos últimos 3 anos? Alguém sabe que o Louco é reserva 3 na seleção do Uruguai? E a cavadinha...o que é aquilo? Também com aquele gordinho burro mandando no futebol, o Botafogo não vai ganhar nada! E vc PC? Vai continuar puxando o saco da diretoria até quando? PC, seu blog é legal, mas tu está se saindo um "chapa branca". E ainda bebe Brahma... Siceramente... Jacaré que dorme, vira bolsa de madame... abs