terça-feira, 23 de novembro de 2010

A vaia é burra. Um tiro na própria cabeça

Sou totalmente contra vaiar jogadores do próprio time. Quase apanhei por causa disso uma vez da Fúria, no Maracanã, e volta e meia, no nosso estádio, peço aos torcedores para não cometerem essa burrice durante o jogo. Quer vaiar, vai no final.

Por isso, reproduzo aqui mensagem do Fábio Lau, meu amigo botafoguense e jornalista.

"Esta torcida do Botafogo é mesmo de lascar!!! Os caras, durante o jogo, vaiaram Fahel, apuparam (boa essa, hein?) Lucio Flavio e até o Joel. Queriam o Messi, mas como ele não estava no banco se contentariam com Jobson, o tal que frequenta rodas com jogadores do Flamengo e faz o símbolo da Gávea para provocar a Fúria.

Até aí, tudo bem. Mas o fato é o seguinte: os caras vaiam o time que está a um passo de reencontrar uma Libertadores que não dá o ar da graça há 15 anos. Desestabilizam todo o elenco.

Ontem encontraram mais uma vítima para vampirizar: Leandro Guerreiro. O velho ídolo falhou no lance do gol. Imperdoável. Tome vaia até na substituição. O time adversário já sabia: vamos tocar a bola que a torcida vai começar a vaiar o próprio time. Fico longe do estádio e saudoso do estádio. Mas aturar a minha torcida é tarefa árdua demais.

É melhor ir para o bar. Ou ficar em casa. Tem uma torcida do Botafogo, uma geração, que viu e sofreu com um Flamengo vencedor. E esta torcida, que tem hoje entre 50 e 35 anos, sofre e se penitencia - e ao clube, por tabela - por envelhecer e não vislumbrar um time tão vitorioso quanto o do próprio Botafogo, segundo sua história, ou o Flamengo que foi obrigado a ver.

E o cara fica ali na arquibancada sofrendo, decantando veneno, amargura. Vai com o filho para o estádio para falar que o time é glorioso - e uma glória que não testemunhou e que tem dúvidas se irá um dia enxergar. Esta análise psico-boteco-desabafo é só para dizer o seguinte: puta que pariu! Manda o Fahel embora, caralho!!!!!!!!!

Fábio Lau"

31 comentários:

Jose disse...

Também axo burrice vaiar o time durante o jogo, ridiculo, coisa de torcedor que não raciocina bem

Anônimo disse...

Vcs me desculpem,
mas ficar desestabilizado com vaias e que acontecem recorrentemente?? Não cola!
Esses caras são atletas PROFISSIONAIS, treinam TODO dia, tem todo apoio SOCIAL E PSICOLÓGICO, ganham FORTUNAS e tem MERCADO garantido.
Pra mim (a exceção de uns três ou quatro) são ruins mesmo, pra não dizer algo pior ...

Tauan Ambrosio disse...

Respeito a opinião, reconheço que a briga por uma vaga na Libertadores é uma evolução se comparado à campanha do ano passado e. De uma forma geral estamos na melhor campanha desde 95, legal. Mas acho que é pensar pequeno deixar de vaiar um time repleto de sangue-sugas que representam uma geração completamente derrotada, só porque estamos na disputa. Ou melhor, estávamos. A vaia contra um imbecil omisso como o Lúcio Flávio no jogo derradeiro que pela milésima vez ele entra de titular é uma das únicas armas que a torcida tem para mostrar a insatisfação que têm com a presença deste e de outros jogadores de time pequeno que cismam de ficar em General Severiano. É muita carência de parte da torcida sequer gostar daquela ameba, que nunca fez NADA pelo time, a não ser gols de falta contra Olaria, Volta redonda e adjacêntes. E digo mais, se ele jogasse contra o Madureira o Botafogo seria vice.

Anônimo disse...

Discordo de vários pontos levantados pelo Fabio. O flamengo pode ter ganho vários títulos mas foram quase todos fabricados pela Globo nos bastidores a partir do momento em que se tornaram donos do futebol brasileiro. Nenhum jogador do flamengo na era Zico brilhou no exterior, nem em clubes muito menos na seleção brasileira (só derrotas). O Zico é conhecido como "jogador de maracanã" exatamente porque sempre dependeu do esquema Globo/Zeroberto Wrong.

E acho que as vaias no domingo se deram não pela ruindade apenas de Fahel e Cia., mas pela falta de disposição demonstrada em campo.

O torcedor do Botafogo não é trouxa. Tanto que detonou o Renato Gaúcho depois do corpo mole de 92.
Mas para o segundo jogo ainda tinha o Renê Playboy, um dos alvos das papeletas amarelas...

Abs
Pablo

Anônimo disse...

Esse Pablo é retardado?

Anônimo disse...

Farei o papel de "advogado do diabo" para, pela primeira vez, discordar do estimado PC e outros tantos que vêm neste "egrégio" espaço criticar a torcida do Botafogo por vaiar o time. As críticas à torcida do Botafogo ou, alguns setores, não têm sido razoáveis. Percebo um tom de criminalização dos torcedores que protestam e vaiam o seu time. PC, a vaia de burra não tem nada. Ora, não há nada mais legítimo do que a vaia. É direito fundamental do torcedor; a vaia é instrumento de manifestação das arquibancadas; revela a insatisfação, a discordância e até o desespero... Por que não? Falar que a torcida do Botafogo está indo para o estádio para vaiar é não ter conhecimento do que se passa nas arquibancadas. A TORCIDA DO BOTAFOGO VAI AO ESTÁDIO COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR, DE APOIAR O TIME. Não sejamos ridículos de imaginar ou defender que antes da bola rolar começam as vaias. Repito: coisa de quem não vai ao estádio. Mas quem vai quer ver o Botafogo ganhar. Paga ingresso pra isso... Tenho orgulho da torcida do Botafogo que não assiste passivamente ao descompromisso e desrespeito de alguns jogadores que insistem em vestir aquela mágica camisa. Sabedoria popular: "paciência tem limite". E o que ocorre hoje não é fruto apenas de muitos empates e algumas derrotas, mas de um processo que vem se arrastando dentro do clube. Uns chamam de amebas, outros de parasitas... Não citarei nomes. O fato é que não dá para suportar jogadores que representam a DERROTA, o CONFORMISMO, a APATIA e a RESIGNAÇÃO. Quem vaia, vaia porque é contra isso. Vaia porque tem a convicção de que o lugar do Botafogo é sempre o mais alto. Falta ímpeto, gana e vergonha na cara... E não me venha com essa de que "está a um passo de reencontrar a Libertadores". Falávamos em título há pouco tempo atrás... e a falta de determinação prevaleceu de tal forma que a Libertadores virou "o sonho". "Leandro Guerreiro, velho ídolo?" De quem? Esse é outro problema... Alguns acreditam que uma pseudo-identificação com o clube, decorrente do tempo de permanência no mesmo, faz com que vire ídolo. Não, não é assim que funciona."Ah, mas o cara tá um tempão no Botafogo, fala que gosta do clube e pensa em encerrar a carreira aqui." ISSO NÃO É ÍDOLO!!!! É UM ENCOSTADO! A torcida tem o direito de exigir a saída imediata de quem não tem compromisso com o Botafogo e com a vitória. Quem está satisfeito com um time que anda em campo deve mesmo ficar em casa. E não me venha com psicologismos para entender a complexidade de torcer para o Botafogo. Não há tese acadêmica que explique. Tá feliz, tá tudo bem? Leva o Lúcio Flávio pra casa e não saiam nunca mais de lá.
Abraços,

Jorge.
"A torcida do Botafogo é uma fortaleza e jamais se renderá."

PC Guimarães disse...

Está cada vez mais provado: este é o Blog mais IMPARCIAL da blogosfera jornalística brasileira. A bronca é livre. "concordâncias" e discordâncias são bem-vindas.

Anônimo disse...

PC! Como você publica "Fábio Lau"?

Dá vontade de vaiar!! Vejamos:

"Tem uma torcida do Botafogo, uma geração, que viu e sofreu com um Flamengo vencedor.(...) e se penitencia por envelhecer e não vislumbrar um time tão vitorioso quanto o do próprio Botafogo, segundo sua história, ou o Flamengo que foi obrigado a ver."

Não dá, PC! Tenho orgulho de ser Botafogo...E vem um tal de "Lau" insinuar que a torcida do Botafogo se penitencia porque queria ser o framengo? Pro inferno! Nunca!! Ganhar títulos que são contestados? Não, obrigado. A história do meu clube é diferente e não troco por nada.

Como você (com todo respeito, PC)publica isso?

"Vai com o filho para o estádio para falar que o time é glorioso - e uma glória que não testemunhou e que tem dúvidas se irá um dia enxergar."

Falar que o time é glorioso? Como assim? Quem é Botafogo, Lau, testemunha a glória de ser Botafogo desde o nascimento...

Jorge.

Anônimo disse...

Boa Jorge, assino embaixo seu post. Perfeito.

E o do Pablo também.

Ô PC tira esse monte de asneiras do tal do Lau aí do espaço nobre do blog, pô...rebaixa pra um post que tá bom. Assim não vão dizer que você é da "censura"...

San
Gilson

Alberto disse...

Concordo em gênero, número e degrau com o Jorge. Paciência tem limite, e a da torcida já se foi há muito tempo com esses sujeitos, esses encostados, esses quatro cavaleiros do apocalipse. Fora Lúcio Flávio amarelão, fora FaHELL, fora Leandro Entregueiro e fora Cabessandro. E fora Joel Santana, técnico retranqueiro, preguiçoso e enganador.

Fábio Lau disse...

O Blog do PC tem esta grandeza. Publica quem existe, quem finge existir e quem se omite. Eu estou no primeiro time. Botafoguense há 45 anos. Contemporâneo, portanto, do Botafogo que busca se erguer depois de 21 anos de tristezas. E sou testemunha de um período, ou melhor, de um jogo particularmente, em que nos despedimos do brasileiro com uma derrota por um a zero, frente ao nosso maior inimigo. E o time saiu de campo ovacionado (não confundir com lançamento de ovo. Eram aplausos, cantoria de hinos e tais). E tudo isso porque houve um apelo da diretoria do clube, a época 'a frente um tal de Borer, que não tinha tostão para pagar a folha de dezembro e montar time para o ano de 82. A torcida Compareceu. Lotou o estádio (espremeu a do adversário), e mesmo na derrota aplaudiu. Prevalecia ali a sobrevivência, que é muito maior do que o título, classificação ou resultado. A torcida do Botafogo deve aprender uma coisa uma uma vez por todas: o Botafogo é time que sangra. É time que vai ralar no espinho para alcançar o paraíso. Desprezo solenemente aqueles que se intitulam alvinegros e renegam sua origem de superação e sofrimento. Aquele que acredita, sabe-se lá a razão, que vai torcer para um time que vai golear, golear e, quando não for possível, vencer por um a zero. O hino é sábio: "não podes perder para ninguém". Mas perderá. E como perderá. E nós, alvinegros, vamos continuar brigando, lutando, tal e qual combatentes nas guerras, para superar e suplantar inimigos. Este é o alvinegro que gosto (amos), e que conheço (cemos). Os que dão ataques de histeria na arquibancada, apedrejam o ídolo de ontem em função do jogo de hoje, que não tem o alcance de um crescimento ano a ano, estes podem arrumar as malas e recolher as sapatilhas. Sem nenhuma vergonha. Desembarque na Gávea. Ou, se ainda mais oportunistas for, nas Laranjeiras. São tricoletes de coração e urubus de alma. E o time da estrela só comporta guerreiro: aquele que nasceu para lutar e vencer. E por isso mesmo assume o que fala e se apresenta. Não como um anônimo, pseudônimo ou pandemônio de ocasião. É, para ser alvinegro, um homem. Ou então.... Inté!

Anônimo disse...

Agora melhorou Fábio Lau. Nada como umas palmadas para "acordar", como diria o Capitão Nascimento...

Mas ainda continua um pouco confúcio...quer dizer...confuso.

Abs
Pablo

BLOG DO XEXÉU disse...

Esse pablo e retardado!

PC Guimarães disse...

Amigos, amigas e tricolores: peço desculpas publicamente (ou melhor, "blogdamente") ao Fábio Lau, grande jornalista e amigo do peito, irmão, camarada, se joguei ele na cova dos leões sem pedir autorização. Apenas comuniquei que estava postando um e-mail que ele mandou pra nação alvinegra de jornalistas. Mas é que o texto estava, como era de se esperar, muito bom e achei interessante trazer para o debate.

E, repito: embora respeitando as opiniões contrárias, continuo com a minha opinião e a do Lau: não se vaia jogadores - principalmente durante o jogo. A não ser quando ele é um playboy ou um babaca metido a malandro, não acredito que jogador faça corpo mole para perder o jogo quando está pronto para fazer história em um clube e disputar a Libertadores.

Também acho que Lúcio Flávio, Alessandro e, principalmente, o coitado do Fahel já estão com o prazo de validade vencido há tempos, mas enquanto estiverem no elenco devem ser preservados.

SE há algum culpado, esses culpados são a diretoria por contratar ou manter no elenco e o Joel por escalar.

Passei 21 anos sofrendo sem título e nunca vaiei Nilson Dias, Mendonça e cia. Deram tudo pelo Botafogo e estão até hoje na memória do clube.

O sonho da Libertadores ainda não acabou. Contra o Prudente, lugar de botafoguense é no Engenhão.

A luta continua, companheiros!

Anônimo disse...

PC, como é que jogador não faz corpo mole? Aí vão alguns exemplos:

- Renato Gaúcho em 92;
- Eduardo Cachaça contra o Flu: 7 x 1 (o flu precisava de saldo);
- Quidroga, goleiro do Peru contra a Argentina em 78;
- Lugão, goleiro do Volta Redonda contra o flu em 2005;
- Felipe, goleiro do Corinthians contra o time da Globo: "hexa" 2009;
- Jogador do Grêmio entra em campo e manda o time segurar contra o time da Globo no último jogo do "hexa" no maracanã;
- Rycharlyson (é assim que escreve?) contra o Flu

Eu sei que você não pode afirmar/confirmar, claro. Mas deixa para nós retardados o trabalho de lavar a roupa suja...

Abs
Pablo

Anônimo disse...

PC, concordo plenamente com você e com o Fábio, vaiar o jogador do próprio time no meio do jogo é burrice. Mas, infelizmente a massa da arquibancada não é composta exatamente por "Einsteins". Na torcida do Vasco, o problema é o mesmo, talvez até mais exacerbado. Ano passado, o Vasco disputou as semifinais da Copa do Brasil contra o Corinthians. Pois bem, no primeiro tempo do priemeiro jogo no Maraca, a torcida já estava vaiando o Wilson. Qual o sentido disso? Descontar a raiva pelos esporros que leva do chefe, ou da briga que teve com a esposa?
Simplesmente, não há sentido, não há lógica.
A única verdade é que caiu o nível do jogador (não existem mais Pelés e Garrinchas), caiu o nível do dirigente, caiu o nível do jornalista, e, embora a imprensa não possa dizer, também caiu o nível do torcedor.

Vascão 2010, correspondente do Blog do PC, diretamente de Genebra.
Semana que vem, estarei transmitindo meus posts de Londres, onde cobrirei o importantíssimo jogo Arsenal x Wigan, pela Carling Cup, hehe

Anônimo disse...

É Lau... melhorou o tom. Talvez dê pra "limpar sua barra" depois deste post que é, incomparavelmente, melhor do que o publicado pelo PC. No entanto, seus registros históricos apenas reforçam a legitimidade das vaias para os que não "sangram", os que parecem não entrar em campo... A questão de mérito aqui nunca foi a derrota (ou empate). Mas o desprezo e compromisso que alguns jogadores deste time têm com a vitória. Tratam com insignificância. Aqui, Lau, não estou disposto em afirmar o quanto botafoguense sou ou quem sofreu mais... Todos continuaremos botafoguenses independente do que aconteça nos próximos "mil anos", mas ainda sim prefiro, inegavelmente, a vitória. Por que não? Se não for possível, EXIGIMOS, no mínimo, que haja luta, vontade, disposição em vestir o preto e branco. Acho que foi isso que você quis dizer com seu testemunho. Que bom... Mas, ainda sim, você confunde o clube com o time. Este time não "rala no espinho para alcançar o paraíso". Se assim o fizesse garanto que não existiriam as vaias, mas o reconhecimento da luta por parte da torcida que jamais o abandonará. Tantas vezes também testemunhei derrotas dignas de aplausos. Qual o problema? Mas não serei omisso na arquibancada diante da apatia. "E o time da estrela só comporta guerreiro: aquele que nasceu para lutar e vencer." Isso legitima qualquer ataque de histeria...
Abraços,
Jorge

Anônimo disse...

PC, por favor!! Jogador não faz corpo mole? Sem romantismo, vai... Muitos jogadores de futebol não se importam propriamente com o resultado direto, imediato da partida. E vaia, xingamento, seja lá o que for é manifestação de indignação, de descontentamento. Não pode? Onde está escrito? No estato do torcedor? É censura nas arquibancadas? Desestabiliza o jogador? Ah, tenha paciência...
PC,
"Passei 21 anos sofrendo sem título e nunca vaiei Nilson Dias, Mendonça e cia. Deram tudo pelo Botafogo e estão até hoje na memória do clube."

Não dá pra comparar com Fahel, Lúcio Flavio, Alessandro, etc...


Jorge.

Anônimo disse...

Botafogo não perde, ou é roubado ou entrega o jogo!

Anônimo disse...

Anônimo, o Botafogo não perde no Engenhão. Essa derrota foi a primeira. E foi bem estranha mesmo...

Ass.
O Fantasma do Engenhão

Mulher Mercante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hangman disse...

Eu nunca vaio meu time!

Tauan Ambrosio disse...

E outra: Lúcio Flávio tem que sair pelas portas do fundo e não pode, nunca mais, pisar em General Severiano.

Unknown disse...

Xexeu,
Um babaca de um anônimo entrar aqui e depreciar os comentários do Pablo, até entendo(o cara é tão covarde que não se identifica nem com uma sigla) agora isso vindo de voce, um dos que mais postam neste blog, fica muito deselegante.
GB

Anônimo disse...

Caro GB, eu perdoo o Xexeu, que é um dos 28 torcedores do flamengo que são pessoas de bem.

Aliás, estou pensando em voltar para a minha analista, até porque soube que ela se separou e tá um tesão de coroa...

Até o Natal resolvo. Como bem disse o Joel, não é hora de desviar o foco...

Abs
Pablo

Unknown disse...

Pablo,
Justamente por ser uma pessoa de bem, que achei estranha essa atitude dele, deve ser preocupação com a segundona que esta deixando-o desajustado.
GB

PC Guimarães disse...

Pablo: uma correção. Não são mais 28. Agora são 27. Um morreu na semana passada.

Alberto disse...

Esse Pablo é retardado?

Se for, também sou, porque concordo com a maioria das opiniões dele. E quanto aos comentários dos anônimos, não acho que o PC deva proibir, não, deixa para lá e vamos ignorar. Por mim, retira só os comentários com ofensas e xingamentos, o resto pode deixar.

Quanto ao Xexéu, tenho certeza que ele tá brincando!

Agora, PC, comparar Nilson Dias, Mendonça e cia com Fahel, Lúcio Flavio, Alessandro, Leandro Entregueiro e cia é dose! Menos PC, bem menos PC!

E tem que vaiar muito esses sujeitos sim, porque paciência tem limite.

Um abraço.

Alberto

Alberto disse...

Esse Alberto é retardado?

Marcelo Sá disse...

Sabe o que é pior. O jogo mal começou e os caras já ficam o tempo todo xingando vários jogadores do time. Será que não conseguem entender que as vaias acabam prejudicando o time todo e ajudando o adversário e mais, tem que entender que o time é esse aí, não tem mais como contratar ninguém. Merece vaia, mas guarda para o fim de cada tempo.
Cheguei ao cúmulo de ver gente torcendo para o Inter fazer mais gols....É uma torcida ridícula a nossa....
Sinceramente, não vejo outras torcidas fazerem isso.

xexeu disse...

Mas GB o que eu fiz, estou escrevendo que esse Pablo e retardado porque toda hora aparece escrito "esse Pablo e retardado"
ficou como um slogan humoristico e não como ofensa, alias tem post dele que nem li, e escrevi esse Pablo e retardado.