quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tô com o Zuenir e não abro

Que título! Que texto! Deu hoje no Globo.

6 comentários:

Anônimo disse...

PC, a sua opinião é clara acerca deste assunto, e o blog não está cerceando a palavra de ninguém, como sempre foi.

Mas, tem uma coisa que eu queria saber a sua opinião, na generalidade dos sites e blogs em que li comentários dos internautas sobre o assunto, 70/80% deles prestam apoio ao Dunga, uns em caráter absoluto e outros com pequenas restrições em virtude da reconhecida ausência de polidez dele, no entanto, a maior parte identificou na história uma tentativa de pressão sobre o técnico patrocinada pela Globo, em resumo, a que vc atribui tamanho apoio a uma pessoa presumivelmente pouco carismática e agressiva e este levante "internético" contra os jornalistas, nomeadamente, os da Rede Globo?

Léo

PC Guimarães disse...

Léo: trabalhei nas empresas Globo. Em específico no Globo. Muitas vezes as pessoas de fora veem "pelo em ovo", como diria um amigo meu. Dunga recebeu uma orientação da CBF para evitar o clima festivo de 2006. Como é um sargentão, sem muita intimidade com a liberdade e a inteligência, resolveu cumprir à risca. Principalmente porque nunca morreu de amores pela imprensa. Vide o estigma da Era Dunga.
Mas, como vc mesmo lembrou, o Blog é livre. Que cada um expresse a sua opinião. A minha é contra as atitudes do Dunga. Imagino as dificuldades que o Rodrigo Paiva, assessor da CBF, está passando (Renato dá nota hoje em sua coluna. Reproduzi no Blog do Professor PC, por achar que é o local mais indicado).
E repito: a briga do Dunga não é contra a Globo, é contra os jornalistas. Vide o caso do Cícero Melo e muitos outros.

santos disse...

PC, eu acho o seguinte. A imprensa está centrada demais em seus próprios interesses, como se a cobertura fosse mais importante do que o evento em si. Os repórteres (em especial Escobar e T. Schimidt) se acham estrelas. Muito do que aconteceu tem a ver com os privilégios que a Globo costuma ter e o Dunga não permitiu (trata da mesma forma a Rede TV e a Globo), tem a ver com os recalques do Dunga (como bem coloca o texto), mas também tem a ver com o ego dos jornalistas.
Gosto muito do Escobar a quem vi (ou ouvi) começar no programa de rádio do Rock Bola. Mas, ele foi debochado, sim, cheio de marra na coletiva. Estava irritado com o fato de a entrevista ter melado e se comportou como estrela. Falar ao celular, sentado bem à frente na Coletiva é grosseiro, mas quando isso acontece, os caras pelo menos se agacham, colocam a mão na frente para demonstrar respeito pelo entrevistado que é a razão de todos estarem ali. E a resposta dele foi em tom grosseiro, e não adocicada como Zuenir Ventura colocou no texto.
O Dunga é escroto? É. Mas, ele é a "estrela". Ele e os jogadores. Os repórteres comediantes como Escobar e Schimidt parecem estar se esquecendo disso.
Nos textos que postei nos canais de comunicação da Globo encerrei dizendo que isso estava parecendo mais birra de meninos mimados.
O Dunga é mais tosco que um Felipão ou um Muricy, por exemplo. Mas, precisava de um cara assim para limpar a área. Antes dele chegar, a Seleção era uma bagunça e um balcão de negócios.
Hoje ninguém mais se cria. E isso gera muitos inimigos.
Tudo isso para dizer o seguinte: a função do cara é treinar o time. Ele não é assessor de imprensa. Poderia ser educado? Deveria, isso é básico. Mas ele está ali para ganhar a Copa. E se não conseguir, como disse o Romário, eu não gostaria de estar na pele dele.

Vascão 2010

PC Guimarães disse...

Mandou bem, Vascão 2010. Essa turma da Globo é marrenta mesmo. Mas insisto: a briga do Dunga é com a Imprensa. Estão falando nesse troço de Globo para desviar o foco.

Um a mais disse...

Senti-me na obrigação de elogiar o rico texto do Vascão 2010. Parecia até um botafoguense se expressando.

Um a mais.

Anônimo disse...

Alinhando com o Vascão 2010 na questão Dunga/Globo.

Léo