terça-feira, 20 de abril de 2010

Ninguém cala esse amor, Lula Vieira

Legenda: a carteira do Botafogo Football Club de 1938. A mensalidade era de 5 mil réis. Nesse ano o Brasil tira o 3º lugar na Copa do Mundo, realizada na França. Na Seleção Brasileira 5 craques eram botafoguenses: Nariz, Zezé Procópio, Martim e Patesko. No Rio o clube vence o Torneio Início.

Agora mesmo é que ninguém segura mais o Blog do PC. Meu camarada framenguista Maurício Menezes, mesmo com a cabeça inchada, resolveu dar mais uma força para o Blog e avisou que o publicitário Lula Vieira tinha um texto sobre o Glorioso e que topava mandar para eu publicar aqui no Blog. O santista Lula é um dos maiores publicitários do país (quiçá do mundo) e divide um show engraçadíssimo com Maurício, "Lula contra o Mau".

O Blog do PC tem cada vez mais gente famosa colaborando. Vou acabar participando da "Dança dos famosos" no Faustão. Ladies and gentlemen and tricolores, com vocês:

Ninguém cala esse amor, por Lula Vieira

Na fila dos sócios do Botafogo para comprar ingressos para o jogo Botafogo e Flamengo, um cidadão elegante, esbelto e educado se distinguia entre a multidão de bermudas e camisetas. Não que estivesse vestido a rigor, mas os seus trajes, que poderiam ser chamados de esportivos, estavam na moda em 1940, quando o máximo de liberdade era usar uma camisa sem gravata e uma calça um pouco mais clara. Ainda que pudesse aparentar ter mais de 60 anos, o que lhe concederia a condição de idoso e garantiria o direito de furar a fila, agüentou pacientemente sua vez, como manda o melhor figurino da urbanidade.

Alguns jovens ainda lhe ofereceram passar à frente, atitude não muito comum nos dias de hoje entre os mais novos, mas o senhor agradecia com um sorriso. “Pode deixar – aqui está tudo bem”.

E devia estar mesmo, pois ele não demonstrava nem cansaço nem nervosismo. Era a fila para comprar ingressos para um clássico e talvez o tempo de espera estivesse sendo aproveitado para relembrar as jogadas de Leônidas da Silva, Patesco, Heleno de Freitas, Pirilo, Nilton Santos. Devia ter tido espaço nessas relembranças até para o Biriba, o cãozinho mascote, tão conhecido e importante que fazia parte dos contratos de jogos no exterior. A cota do Botafogo era menor caso Biriba não comparecesse no campo.

Tanto como qualquer craque, a saúde de Biriba era zelosamente mantida, a ponto de Macalé, seu personal coach, experimentar seu filé antes de servir, evitando um eventual envenenamento por parte de Flamenguista despeitado. Não fosse pouco educado faze-lo em público, poderia até assobiar o hino do Glorioso: “Botafogo, Botafogo, campeão desde 1910. Foste herói em cada jogo, Botafogo...” Ele sabia que este não é o hino oficial do clube, mas é o mais conhecido e mais “cantabile”. Pouca gente conhece o verdadeiro, letra de Octacílio Gomes: “Botafogo gentil, pura glória do esporte brasileiro, a expressão mais viril...da energia e do brio verdadeiro...”

E o tempo passa, como diria Valdir Amaral nas gloriosas narrações das jornadas épicas da Estrela Solitária. Eis que chega sua vez. Tira do bolso uma carteirinha onde se lê: Botafogo Football Club Matrícula 227 – Exmo. Sr. Francisco Palhano Pedroso, aspirante. Devidamente assinada pelo “thesoureiro” e datada: Rio, 18 de agosto de 1938. O funcionário olha espantado para o documento, de couro, com capa em letras douradas: Botafogo F.C.

O diálogo que se segue é um tratado de humor. Diz o funcionário: “não existe mais o Botafogo Futebol Clube, meu senhor. Desde 1942 ele se chama Botafogo de Futebol e Regatas. O novo nome se deve à uma fusão entre os dois Botafogos que existiam no Rio. Acho que sua carteirinha perdeu a validade!” O senhor ajeitou os óculos e examinou a carteira como se nunca a tivesse visto. Depois de algum tempo comentou: “puxa vida, o clube mudou de nome e ninguém me avisou!” E concluiu: “deve ser por isso que desde outubro de 1941 não me cobram mais a mensalidade. Até então eu pagava religiosamente, como o senhor pode ver pelo recibo de outubro. Esta aqui, assignada pelo “Thesoureiro” e com validade até “o dia 5 do mez immediato”. Tentando sair com bom humor da situação o funcionário ainda respondeu que a carteira “deixou de ter validade dia 5 de novembro de 1941”.

O homem elegante segurou a carteirinha ainda mais próximo dos olhos e pediu: “o senhor poderia chamar o Carlito Rocha para dirimir esta questão?” Foi a sua sonora gargalhada que terminou com o espanto.

O advogado Francisco de Paula Palhano Pedroso, pai do Luiz Fernando Pedroso, tinha encontrado entre seus papéis a tal carteirinha e resolveu testar a reação das pessoas diante dela, como um emissário do passado. Absolutamente lúcido, estava fazendo apenas uma brincadeira. Comprou o ingresso com a carteira válida, colocou o bilhete no bolso e ainda deu o golpe final: “Dizem que Gérson não joga...você sabe de alguma coisa?” E saiu sorrindo, moleque como o Garrincha.


9 comentários:

Anônimo disse...

Libertadores: A batalha já começou:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Libertadores/0,,MUL1575036-9851,00.html

SRN

Anônimo disse...

Já pensou se fosse jogador do Flamengo?

Por Thiago Lavinas:

"No domingo, por volta das 11h da manhã, Diguinho chamava a atenção de quem passava perto do Posto 5 da praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, próximo ao clube Riviera. O jogador tricolor estava na calçada do meio que divide as duas pistas da Avenida Sernambetiba com vários amigos e ocupando cerca de três vagas de estacionamento.

Um carro tocava música baiana muito alta e havia bastante bebida com a turma. Um porteiro de um prédio localizado em frente ao grupo, que havia recebido reclamações dos moradores por causa do barulho, informou que o grupo estava aí desde a madrugada.

Para piorar, a turma era bem mal-educada. Um dos amigos de Diguinho simplesmente resolveu mijar ali mesmo, na frente de todo mundo, sem o menor pudor. Alô, Choque de Ordem! Enquanto isso, é Cuca quem paga o pato…"

SRN

Anônimo disse...

Regozije PC, com o farto material de qualidade que seu sócio lhe manda:

http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/posts/2010/04/20/os-piores-do-campeonato-carioca-2010-285146.asp

SRN

xexeu disse...

Jornal venezuelano diz que jogadores do Caracas foram furtados em hotel do Rio
Atletas da equipe que enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira perderam dinheiro, laptops, câmeras e celulares

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Tamanho da letra
A- A+ Na véspera de enfrentar o Flamengo na última rodada da fase de grupos da Libertadores, alguns jogadores do Caracas tiveram um problema no hotel onde a delegação venezuelana está hospedada, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Rodrigo Prieto, Bremer Piñango, Gabriel Cichero e Guillermo Ramírez foram vítimas de furtos em seus quartos. Os atletas perderam laptops, celulares, câmeras e dinheiro. As informações são do jornal "Líder".

Na manhã desta terça, o Caracas realizou um treino no CT do Botafogo, em General Severiano. O duelo com o Flamengo será realizado nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã.

xexeu disse...

PC essa noticia acima e pra voce divertir mais um pouco.

Anônimo disse...

Old, Xexéu. Já mandei o link acima. Fraca tentativa de se tornar sócio...

SRN

xexeu disse...

sua nojenta........magoei....

Anônimo disse...

Quando cheguei aqui, uns anos atrás não tinha estes "fora de séries". Blz de texto.

Léo

PC Guimarães disse...

Léo, seu ingrato. O nível sempre foi bom aqui. Tanto dos posts quanto dos comentários. Até os framenguistas conseguem o milagre de escrever mais de duas palavras. Mas estou tentando novas contratações. O Lula pediu muito. Quer Eduardo e Fahel em troca de Neymar e Ganso. Muito esperto. É por isso que eu não gosto de publicitários.