segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Balanço da Rodada, por José Luis F

Num oferecimento das Granjas Couto Pereira (5 frangos pelo preço de 1 e Entregas Expressas Ilha do Retiro (sua entrega em menos de 8 minutos) apresentamos:

BALANÇO DA RODADA
Esta semana foi bastante definidora sobre as pretensões dos 3 times cariocas.Confirmando uma tendência das últimas 4 rodadas afirma-se o Botafogo como o candidato do Rio ao título, o Fluminense como o principal candidato ao rebaixamento e o Flamengo se mantém no limiar do rebaixamento conforme esclareço abaixo.

Fluminense - 1 ponto conquistado nas últimas 4 rodadas ou seja, em 12 pontos possíveis o Fluminense teve um aproveitamento de 8%.Desde que o Brasileirão começou a ser disputado por pontos corridos NUNCA um time teve no campeonato tal desempenho. O pior último colocado teve mais de 20% de aproveitamento. Isso já diz tudo sobre a situação do tricolor de Xerém. Neste ritmo ninguém tira do Fluminense o último lugar e mantido o desempenho seria merecedor de um rebaixamento qualificado, tipo por exemplo baixar diretamente da 1a divisão para a 3a. Para complicar, o Fluminense continua com o pior ataque da competição e uma das piores defesas.

Flamengo - 5 pontos conquistados em 12 possíveis nas últimas 4 rodadas representam 42% de aproveitamento; nos ultimos anos times com 42% de aproveitamento ou foram rebaixados ou escaparam por muito pouco; essa é a situação do "mais querido" para desespero de todos nós que temos tanto carinho pelo time da favela da Praia do Pinto. Para complicar o caos se instalou no clube com a demissão de quase toda a cartolagem; de bom a possibilidade da contratação do Parreira como técnico; é na nossa opinião o técnico ideal. Um homem sem poder de comando para um time que não quer saber de comando algum. Oxalá se confirme e o bom ambiente possa retornar à Praia do Pinto.

BOTAFOGO - confirmando as previsões desta coluna o Botafogo fez 8 pontos em 12 possíveis nas últimas 4 rodadas. Desempenho de 66,6% que a avaliar pelas últimas edições do Brasileirão garante vaga confortável na Libertadores e em geral garante tambem o título. Basta ver que os times que transitóriamente ocupam o topo da tabela têm exatamente esse desempenho. A favor do alivinegro tem o fato de que das 13 rodadas já disputadas, 8 foram fora e apenas 5 no Engenhão, o que lhe dá uma vantagem extra. A maior qualidade técnica do time começou a sobressair apesar das péssimas arbitragens terem prejudicado o Botafogo em dois jogos seguidos contra times inferiores, como foi nos jogos com o Flamengo e com o Náutico.

Voltamos na próxima semana com mais um balanço semanal e a nossa já conhecida análise isenta e absolutamente calcada nos fatos e nos números.

13 comentários:

Anônimo disse...

Essa coluna é de longe a mais verdadeira e isenta da rede, espero que o Fogão e faça jus a essa coluna e comece a jogar como o verdadeiro campeão Brasileiro de 2009!

Anônimo disse...

Em Santos saboreamos um delicioso 'Filé de Peixe a Imperador ao Molho de 'Castanhas do Pará'... Quem sabe na quinta-feira não apreciaremos um 'Galeto do Imperador'(Galeto do Imperador – Galeto grelhado com nhoque de batata baroa e molho pesto conforme blog do 'Espaço Gourmet'), você está convidado, PC!

É que ando meio faminto ultimamente... Mesmo sem Mestre Cuca para me atender...

SRN

Saulo disse...

O Botafogo apresentou uma pequena melhora, mas precisa jogar muito mais para sair de perto da zona da morte.
PC, você acha que a diretoria acertou com a permanência do Ney Franco?

eduardo schiefler disse...

PC, esse teu colaborador até que mandou bem falando do flu, mas o resto (rs)

Fabio Medici disse...

Mestre, dizer que o Botafogo pode chegar ao título, é como eu dizer aqui na empresa que cumprirei a meta do ano... se minha equipe fez apenas 10% do resultado do ano, como chegarei no planejado? Mas se eu pensar que fiz 98% logo no primeiro mês... Ou seja: números precisam ser analisados como um todo, não em parte... ok. 8 pontos em 4 rodadas podem indicar tendência... ou não... a verdade é: o Botafogo está com 38% de aproveitamento. Ou melhora absurdamente, ou ficará ali pelo 13o./ 14o... e o Fluminense? SEGUNDONA... ABS, Fabio Medici

PC Guimarães disse...

Saulo: achei ótimo manter o Ney Franco. O Botafogo não é uma bagunça que nem o Fla e o Flu. O tempo vai mostrar que a diretoria tem razão. Não adianta ficar trocando de técnico. E sabemos bem os motivos das derrotas e empates do Glorioso.

PC Guimarães disse...

Eduardo e Fábio: o colunista JLF é um dos maiores colunistas do futebol brasileiro. Sabe tudo de bola, de matemática e de estatísticas. Não costuma errar. Foi contratado a peso de ouro pelo blog. Confio nele. Não há a menor possibilidade dele ser substituído pelo Renato Maurício Prado, pelo Juca Kfoury ou pelo Fernando Calazans. Sairia mais barato para o blog a contratação dos 3 juntos, mas ninguém é tão ISENTO, IMPARCIAL E LÚCIDOmcomo o JLF.

Osvaldo Munteal disse...

Pessoal, também acho engraçada a coluna do JLF. E também aplaudo a decisão de manter o Ney Franco. Ele já mostrou que sabe trabalhar com times pequenos e médios - ao levar o Ipatinga ao campeonato mineiro.
Mas quero dizer duas coisas:
1. Temos que melhorar. Não nos esqueçamos de que o time do Inter que vencemos neste fim de semana é o reserva. É o mesmo em que o Flamengo sapecou 4 a 0.
2. Nós todos - e o PC em particular - temos que parar de choramingar. Sou sacaneado o tempo todo e meu filho já tem o apelido de chorão no colégio, por ter ido uma vez com a camisa do Botafogo. Aliás, foi só uma vez porque se recusou a usá-la de novo, para não ser alvo de mais gozações.
É isso o que queremos?
Não nos esqueçamos de que, no único título nacional que temos, fomos ajudados pelo juiz na final contra o Santos.

Ass: Osvaldo Munteal

PC Guimarães disse...

Esse Oswaldo Munteal é fake. O verdadeiro jamais escreveria isso.
Esses framengueiros! Não perdem a mania de fraudar. Não confundir com flaldar.

Anônimo disse...

você tem que colocar um aparelho detector no teu blog.Um detecteitor deflamengueitor disfaçado, para acabar com essa sacanagm de usar nomes de pessoas de boa fé para passar contrabando do time da favela da praia do pinto

Anônimo disse...

Apesar de toda essa "superioridade" que você descreveu, continuam bem atrás do Flamengo. E não me venha falar que tem um jogo a menos porque, para o Botafogo, isso quase nunca significam 3 pontos ganhos.

Anônimo disse...

a lucidez de sempre.Analise perfeita.Semana após semana os prognosticos se confirmam.PC ,você fez um contrato de longo prazo com o JLF? tem multa rescisória?porque logo logo o lance ou o jornal dos Sports vai querer contratar esse cara

Mario

PC Guimarães disse...

Só sai quando o Mengo ganhar ou empatar com o Botafogo sem a ajuda das arbitragens.

Ou seja:

Contrato vitalício.