segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Glorioso Botafogo, seus torcedores, seus blogs e suas ideias - 1: BOTAFOGUISMO



Meus amigos: o exemplo do post abaixo, do menino Laurinho, me inspirou a "flanar" entre blogs de botafoguenses e registrar frases e pensamentos sobre essa verdadeira e incomum magia que é ser botafoguense. O botafoguense é especial, é diferente. Tem que ter personalidade, saber enfrentar as crises e dificuldades. Não é qualquer um que pode ser botafoguense.

Começo com um frase de Danilo R. Paiva, do blog "Botafoguismo" - http://botafoguismo.blogspot.com/

"O Botafogo me ensinou a lutar pelo que é certo e não aceitar nem me dobrar a uma ditadura midiática que insiste no pensamento único".
No "Perfil" do blog está escrito:
"DRP
General Severiano, República do Botafogo

Fundada por um grupo de jovens visionários, a República do Botafogo é a personificação dos altos ideais do botafoguismo, aspiração máxima do ser humano. Em defesa de sua história e tradições, de seus heróis e de seu povo, a República está em guerra contra o obscurantismo, a tirania e a megalomania do Eixo, terrível aliança do Reino da Gávea, Império de Sãojanu e Reino de Laranjal, forjada com o propósito de acabar com todo e qualquer vestígio de botafoguismo existente na Terra".

7 comentários:

Anônimo disse...

O Pseudo-intelectualismo é uma das mais marcantes características do Botafoguense... Na minha opinião é um saco... Essa de misturar Blog de futebol com esquerdismo é dose pra mamute constipado...

SRN

PC Guimarães disse...

Como diria Kelly Kee: "Baba, baby, baba".

Vocês, comuns framengueiros, que proliferam por todos os cantos da sociedade (principalmente na Classe Dominante, de Direita; e não na classe pobre, como propaga o "marquetingue rubronegro" e midiático) jamais irão entender o que é ser botafoguense.

Hoje, 25 de maio de 2009, estamos derrotados, humilhados, procupados com o futuro de um time que traz na escalação Jean Coral, Diego, Tony e cia. Mas é nas crises e derrotas que crescemos - de verdade.

Acreditamos. Que um ou dois dessa companhia ainda vai (ou vão) vingar.

Acreditamos. Que é possível vencer a poderosa Mídia famengueira.

Acreditamos que é possível conquistar títulos sem ajuda constante e frequentemente do alheio.

Acreditamos na Ética, como está escrito em uma das nossas bandeiras nas arquibancadas.

Somos diferentes e especiais. De verdade.

Como diria o antigo e verdadeiro Lula e o PT: "Hoje eu não estou bom!"

Anônimo disse...

A maioria dos clubes de futebol, sobretudo os considerados grandes, tem ao longo de sua história, conquistas heróicas, craques eternos,etc... obviamente seus torcedores consideram o time para qual torcem 'especial', 'diferente', 'um sentimento único'... a meu ver a paixão é igual, o que muda é o endereço...

SRN

eduardo schiefler disse...

concordo com o amigo acima !!

PC Guimarães disse...

Chegou perto, SRN. O problema (ou "pobrema", como diriam alguns framengueiros) é que a torcida do Framengo não admite isso. Muitos acham que o Framengo é o maior do mundo em tudo. Tenho um amigo framengueiro, o Maurício Menezes, que é um exemplo típico. Gente da melhor qualidade, mas acha que o mundo foi inventado depois do Framengo. Sempre digo a ele que o Framengo é um grande time como é o Botafogo, o Vasco, o Flu - caso do Rio. Cada um tem suas glórias e tradições.
Certo?

Mas, cá entre nós, o Botafogo é diferente (rs).

Anônimo disse...

PC,

Muito bom o seu texto. O Botafogo é isso mesmo. O caminho mais difícil, o lugar incomum, o fugir da mesmice. E é por isso que a aquele que escolhe este clube é feliz. Não precisa de mais nada.
Parabéns.
Abraços,
Guilherme

PC Guimarães disse...

Valeu, Garoto! Sabemos bem o que é ser botafoguense. É ser ou não ser. O resto é vã filosofia.