terça-feira, 14 de abril de 2009

Contra FATOS (& FOTOS) não há argumentos



Meu camarada Márcio ficou chateado comigo porque escrevi que a torcida do Flamengo não sabe se comportar dentro e fora do Maracanã. Disse até que pode deixar de fazer parte do grupo de amigos do blog. Seria uma pena. Framengueiros como o Márcio, como o Felipe Maynard, como o Eduardo, como os sumidos lá da FACHA Méier, como o César Costa e até mesmo como o Gilson são muito bem-vindos.

Mas não há como lutar contra os fatos. É histórico. Moro perto do Maracanã e sei bem o que acontece em jogos do Flamengo - principalmente quando o Flamengo perde. Moradores do meu prédio (mesmo os flamenguistas) advertem filhos, netos, bisnetos e tetranetos quando tem jogo do Flamengo no segundo estádio mais bonito do Rio: "Evite passar pelo Maracanã. Hoje é dia de jogo do Flamengo". É fato. E nas imediações do estádio? Meus amigos framengueiros já passaram pela Quinta da Boa Vista em jogos do Mengão? Já viram o cordão de isolamento que os policiais fazem? O mesmo não acontece em jogos dos outros clubes.

Vou contra o Vasco, vou contra o Flu, mas evito ir em jogos contra o Flamengo. E olha que me garanto quatro vezes e sou maxxxo com 3 xis. Já vi a torcida do Botafogo e a do Vasco entrarem juntas pelo mesmo túnel das arquibancadas em jogos decisivos. Alguém consegue imaginar a torcida do Flamengo fazendo isso com qualquer outro clube do Rio?

O dono deste blog não está preocupado em fazer média com ninguém e é totalmente independente.

E, principalmente, não briga com fatos. Se alguém discordar, que apresente os argumentos.

10 comentários:

PC Guimarães disse...

David
Vou lá visitar o blog e vou adicionar. Seja bem-vindo. Volte sempre.

PC Guimarães disse...

Já fui e voltei. E constatei que você é da terrinha. É mais bem-vindo aí. Adoro Portugal.

Arapoan Fernandes disse...

PC, estive no jogo do último sábado. Na saída, mesmo após a goleada, botafoguenses e vascaínos desceram juntos na rampa do Belini. Do lado de fora, alguns botafoguenses distribuiam bomboms aos vascaínos, não sei de onde sairam as sacolas de serena de amor :-), mas eu vi. Não vi nenhuma briga.
Na última final do carioca, como sempre, fui com o meu filho ao segundo melhor do mundo (gostei :-)), quase apanhamos em frente a entrada 18, na calçada, pois estávamos de camisa do Fogão, e olha que havíamos perdido o 2o título,e a PM estava a menos de 100m....INFELIZMENTE, alguns marginais se vestem de preto e vermelho e aproveitam para fazer ecas em jogos.As outras torcidas também tem estes marginais, e no último Fogão x Flor teve tiro, mas o número ainda é inferior aos de preto e vermelho....
FIM AOS MARGINAIS DAS TORCIDAS ORGANIZADAS !!!!

PC Guimarães disse...

Arapoan
Sou do tempo em que as organizadas eram apenas uma só para cada clube. O Botafogo tinha o Tarzan, o Flu tinha o Paulista, o Fla tinha o Jaime e o Vasco tinha a Dulce Rosalina. Os caras eram torcedores de verdade. E olha que o Tarzan era bom de briga pacas! Depois vieram esses grupelhos - que, claro, tem em todas as torcidas. Lembro que uma vez, no Maraca, quase briguei com um mané dessa tal de Fúria. Os caras estavam vaiando um jogador do Botafogo e eu reclamei. Meu amigo e professor Marcos Alexandre lembra disso.
E você é louco de ir a jogos com o Flamengo com o manto de Garrincha, Nilton Santos e cia!

eduardo schiefler disse...

Olha, eu sinceramente acho que bandido tem um lugar só....cadeia...seja la pra quem torça.
sobre a torcida do flamengo ser mais agressiva do que as outras ai no rio....não sei que te dizer...talvez por ser mais numerosa (sabe né...mais facil dar uma de machão se tais acomapanhado de mais uns 20 do teu lado).
triste...depois a gente se pergunta porque não tem mais famílias nos estádios.

PC Guimarães disse...

Belo comentário, Eduardo. E acho que é por aí.

Blog do Lhoveh disse...

Olá.

Depois de muito esforço, consegui olhar para baixo e ler a postagem.

Eu nunca fui a jogo contra o Flamengo. Digo mais: muitos flamenguistas também têm medo dos outros flamenguistas e não devem ir.

Sabemos que não podemos generalizar, e existem policiais honestos, políticos sérios, funcionários públicos trabalhadores e flamenguistas do bem, mas...

Um flamengueiro aqui do trabalho, que até é boa gente, também falou que tem medo da urubuzada... melhor passar longe mesmo do Maraca, e, depois, a gente lota o Engenhão para o jogo das faixas.

abs.

Anônimo disse...

Não se trata de preconceito. É uma constatação. Ocorre o mesmo com a torcida do Corinthians em SP. Não rotulo a torcida do flamengo em geral como "vândalos". Mas boa parte da torcida do flamengo que vai ao estádio é composta por vândalos sim. Se não fosse assim não ouviríamos dos próprios flamenguistas que é perigoso ir em jogos do flamengo. Ou seja, eles mesmos reconhecem isso.

Outro fato inconteste e que ajuda a explicar o fenômeno. A torcida do flamengo é muito dividida em facções, bem mais do que as torcidas dos demais times do Rio. Elas brigam entre si. Portanto, não há controle nenhum.

Jr.

Anônimo disse...

Os jogos do Flamengo no Maracanã são perigosos e afastam as famílias a muito tempo. Frequentei o Maracanã durante praticamente dez anos em clássicos, e vi muitas brigas, oitenta por centos delas em jogos contra o Fla, assisti a arrastões nos quais vinte "torcedores", sempre na sáida do jogo, derrubavam duas ou três pessoas e sacavam delas o que podiam, neste casos, 100% das vezes foi em jogos contra o Flamengo. No último campeonato, meu irmão, que é um dos sujeitos mais calmos que conheço se viu no meio de um arrastão na chegada ao jogo e quase foi pisoteado pela Cavalaria da PM que tentava conter uma organizada do Fla que avançava sobre torcedores do Botafogo. Neste mesmo dia, na saída, a Torcida Jovem do Fla depredou o McDonalds de Vila Isabel, com o detalhe de que haviam torcedores do próprio time lá dentro. Ficaria algumas horas dando exemplos do comportamento de torcedores do Flamengo nestes jogos. Mas, nao vale a pena, ultimamente, aos meus amigos flamenguistas que recusam acreditar nisto, pq nao devem ir ao Maracanã, eu sempre pergunto: se eu oferecesse uma camisa do Botafogo para o seu filho ir ao Maracanã no domingo vc deixaria ele ir ao jogo? Estou esperando uma resposta positiva até agora.

Léo

PC Guimarães disse...

Espere sentado, Léo. E o Jr tem razão: não é preconceito; é constatação. Que domingo seja um jogo de paz.