quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Ronaldo Fenômeno no Corinthians. Epílogo do chororô flamenguista

Inês é morta. O mico continua. Não vou comentar mais sobre a ida do Fenômeno pro Coringão. Mesmo porque novos "micos framengueiros" virão por aí. Mas não poderia deixar de publicar o "chororô" do meu querido amigo Maurício Menezes, outro que tem o defeito grave de torcer pro time do apito. O texto, como tudo o que Maurício faz e escreve, é hilário.

Quem explica Ronaldo?
Jurando amor pelo Flamengo, jogador sai se pelo menos dizer obrigado

A imprensa do Rio de Janeiro tratou o espisódio da ida de Ronaldo Fenômeno para o Corinthians com bom humor, mas os jornais não deixaram de tratá-lo como "um traidor". Já a imprensa paulista tratou o espisódio de forma mais discreta, sem registrar nas manchetes a perplexidade da Nação Rubro-Negra.

Eu estava no Flamengo quando a notícia chegou, através do repórter Sérgio Américo, da rádio Tupi do Rio. O presidente do Flamengo, Márcio Braga, ficou perplexo e custou a acreditar. Afinal, Ronaldo estava há muito tempo no Flamengo, usando o nome do Flamengo, as suas instalações, o uniforme cedido pelo clube, dava entrevistas jurando amor pelo Flamengo e sequer procurou qualquer dirigente para se despedir ou pelo menos dizer obrigado.

Seria como um noivo que passa a morar na casa da noiva e quando esta acorda, o futuro marido foi embora sem sequer dar uma explicação. Na semana passada, Ronaldo foi a um programa de TV e declarou, mais uma vez, o seu amor pelo Flamengo. No clube havia um movimento chamado "Fica Ronaldo" e a última vez que o craque foi ao Maracanã, vestia a camisa do Flamengo e foi ovacionado pela torcida.

Alguns jornalistas chegaram a justificar a atitude do jogador como a de um profissional, que vai jogar onde lhe pagarem mais ou lhe oferecerem melhores condições de trabalho. Mas é atitude de um profissional ir embora sem dizer "até logo e obrigado"? E a negociação que Ronaldo fez não foi completada em 2 horas. Ele já vinha negociando com o time paulista enquanto fazia juras de amor e usava as instalações do clube carioca, para se recuperar.

Pelo dinheiro que já ganhou e acumulou no futebol, Ronaldo pode manter até a geração dos seus tetranetos com o maior conforto e segurança. Se o Flamengo lhe pagasse um salário de R$ 50 mil mensais - quantia modesta para o nível de vida do jogador - mesmo assim ele continuaria sendo uma pessoa rica, muito rica.

Então concluimos: Ronaldo não precisa de dinheiro. Então o que leva um astro como ele a fazer o que fez? Como Ronaldo vai se explicar diante de 50 milhões de torcedores do Flamengo espalhados pelo Brasil? Como trocar uma vida tranqüila pelas manchetes que o acusam de traidor? Como Ronaldo vai fazer para andar nas ruas do Rio? Como vai encarar os amigos que fez no Flamengo, o vizinho no elevador e o filho,que ele ensinou a torcer pelo Flamengo?

Para casos como esses, me nego a acreditar que seja um daqueles casos em que o dinheiro sempre fala mais alto. Acredito que tenha sido um caso de péssima assessoria. Faltou alguém para falar sério com o jogador. Para não dizer que foi uma tremenda burrice.

Algumas manchetes sobre o caso da traição de Ronaldo:

- O peso de um projeto frustrado (JB)

- Ronaldo passa a perna no Fla (O Dia)

- Ronaldo se travestiu de Flamengo (Extra)

- Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão (O Povo)

- Ele pagou com traição ( Expresso)

- Traíra (Meia-Hora)

Um comentário:

Anônimo disse...

Wikipédia: transtorno psicológico onde o doente tem ilusões de grandeza, poder e superioridade.

Megalomania na veia este texto.

Léo