domingo, 11 de novembro de 2007

Matéria sobre Blogs na Folha de S. Paulo

Blogs políticos encenam nova "Guerra Fria"
Blogosfera vira abrigo de discursos inflamados e revive visão dicotômica entre esquerda e direita, "golpistas" e "chapas-brancas'

"Cada vírgula tem um alvo", diz Paulo Henrique Amorim; para Marcelo Coelho, nos blogs as pessoas se sentem mais livres para sectarismos

UIRÁ MACHADO
COORDENADOR DE ARTIGOS E EVENTOS

FERNANDO BARROS DE MELLO
DA REDAÇÃO

A Guerra Fria desapareceu com o Muro de Berlim, mas, guardadas as proporções, há uma encenação dela na blogosfera do país. Na guerra retórica que se trava no espaço virtual, ninguém corre o risco de morrer de verdade. Nem de tédio.
Cerca de 9 milhões de pessoas acessaram algum blog no Brasil em setembro. É um universo em expansão, mas pulverizado. Estima-se que existam 111 milhões de blogs no mundo (leia texto ao lado). Nessa constelação virtualmente infinita, ganharam projeção blogs políticos inflamados no estilo.
"Petralhas" versus membros do "PIG" (Partido da Imprensa Golpista); "chapas-brancas" versus "golpistas". É assim que parte da blogosfera divide a disputa política brasileira.
"Quando a gente senta no computador para escrever, é como se estivesse apertando aqueles botões que disparam mísseis", diz Paulo Henrique Amorim, do blog "Conversa Afiada". "Cada vírgula minha tem um alvo", completa, dizendo que a atuação no blog "é um exercício de pancadaria verbal, de pancadaria ideológica".
Além do PIG, Amorim gosta de recorrer ao IVDL -Índice Vamos Derrubar o Lula, pelo qual ele mede o nível de "golpismo" na mídia em geral.
Em suas "máximas e mínimas", já chamou o ex-ditador chileno Augusto Pinochet de "o santo padroeiro de quem não quer a CPMF".
Amorim prefere não nomear seus inimigos. Mas ele é um "chapa-branca". Pelo menos para o jornalista Reinaldo Azevedo, hospedado no site da revista "Veja". "Há uma reunião de golpistas. (...) Vamos depor Lula hoje à noite", disse Azevedo, em tom jocoso, às 14:29h da última segunda-feira. Duas horas depois, informou que a reunião conspiratória com os amigos fora cancelada.
Ele receberia o colunista da revista Diogo Mainardi, que viajava a São Paulo para gravar um programa de TV, no qual falaria sobre seu novo livro: "Lula é Minha Anta" (Record).

"Apedeuta"
Em seu blog, Reinaldo Azevedo não vive sem provocar polêmicas. Entre suas expressões favoritas estão "chutar o traseiro dos adversários" e "petralha", neologismo que diz ser "a variação petista dos "Irmãos Metralha": sempre de olho na caixa-forte". A palavra campeã de audiência é a usada para se referir ao presidente Lula: "apedeuta" (pessoa sem instrução, ignorante). Azevedo não quis conceder entrevista à Folha. Alegou já estar "exposto demais" fora do blog.
Com uma linguagem que vai do bem-humorado deboche ao tom ácido e raivoso, os personagens contundentes da blogosfera ganham espaço e formam um público com leitores tão fiéis quanto ferozes são os inimigos -que pedem, entre outras coisas, até suas mortes.
Para Marcelo Coelho, colunista da Folha e também blogueiro, "os blogs tendem a refletir com menos filtros as opiniões mais correntes. As pessoas se sentem mais livres para sectarismos, racismo, apoio a execuções de criminosos etc".
Ele se refere também aos leitores que deixam seus comentários, quase sempre politicamente exaltados. Para Coelho, "a esfera pública e a política parecem estar num certo descompasso. Há uma sociedade civil da internet que se politiza muito rapidamente e uma sociedade política que não está vivendo uma momento de especial vivacidade".
Ele diz ser "muito claro que os blogs de sucesso vão criando seu próprio vocabulário e seus próprios seguidores". Um leitor escreveu no blog de Azevedo: "O nojento Paulo Henrique Amorim (...) essa besta lulista". E, no blog de Amorim, outro leitor: "Acho que o presidente eleito pelo PIG estava apenas fazendo trololó na Suíça por oito dias", sobre o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Direita versus esquerda
A blogosfera também é marcada por contradições. Enquanto Amorim acusa a imprensa de conservadora, o filósofo Olavo de Carvalho diz que ela é de esquerda. Ele criou há quatro anos o site Mídia Sem Máscara, que reúne articulistas conservadores.
"Na mídia brasileira, as idéias que provêm da esquerda ocupam 98% do espaço. As idéias conservadoras mesmo, além de terem um espaço menor, são praticamente criminalizadas", diz Carvalho. "O outro lado tem dinheiro. A turma da direita não tem dinheiro nenhum."
Já Luis Nassif, ex-colunista da Folha e hoje no blog "Projeto Brasil", diz que os leitores favoráveis a Lula ficaram órfãos e buscam abrigo na internet. "Na blogosfera ocorreu uma radicalização política incrível, com a volta de velhos clichês dos tempos da Guerra Fria, o anticomunismo embolorado de um lado, o estatismo do outro. Isso faz parte de um fenômeno mais amplo de perda de rumo".
Ao lado de Amorim, Nassif é um dos principais nomes do portal IG. Segundo Caique Severo, diretor de Conteúdo, a área dos blogs está "em construção e se pretende pluralista". O IG "não divulga nem a audiência nem os detalhes dos contratos com os blogueiros".
Os "inimigos" criticam o portal porque ele tem como acionista a BrT (Brasil Telecom), empresa controlada, entre outros, por fundos de pensão de estatais. Prato cheio para o ataque: "é chapa-branca".
Amorim rebate: "Não tem dinheiro público. A BrT é a principal acionista do IG e é uma empresa que está na Bolsa. Compra ação da BrT na Bolsa. Qual o problema? [O IG] é o portal mais democrático".

Nenhum comentário: