sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Cansado de pisar no cocô!

Meu colega Vicente Dianezi Filho, editor do Jornal de Debates em Brasília, cometeu o belo texto abaixo para o debate "A raça de cães pitbull deve ser proibida?":
http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=1234
Muito além das criações
Mais do que ser contra a criação de pitbulls, rottwillers e outras raças, defendo a perseguição à merda assassina. As merdas que são largadas nas vias públicas por donos de cães que não têm zelo.
Vicente Dianezi Filho

Estou pensando em lançar o movimento "cansei" do cocô de cachorro na calçada, no parque e na praça. Cansei das tragédias provocadas por pitbulls – e outras raças da mesma forma agressivas – mas também da falta de zelo de pessoas que não cuidam da sujeira que seus animais cometem nas vias públicas.

Outro dia, meu vizinho, um senhor de idade avançada, foi vitimado por uma merda assassina. Não viu o estrume-nto na calçada, pisou e escorregou. Bateu a cabeça no chão e foi dar na UTI. Tornou-se mais um caso para Juizado Especial. A família fez boletim de ocorrência no DP e contratou especialista para iniciar a investigação: de que raça de cachorro seria o estrume largado na calçada?

Um promotor público atento já dá apoio informal aos parentes, mas um colega seu não vê nenhum sucesso na ação. É um pessimista matreiro que nas horas vagas cria rottweilers e argumenta que cocô de cachorro na rua é coisa da vida moderna.

A forte urbanização acabou por segregar animais em apartamentos e a correria do dia-a-dia estaria limitando a prática do zelo. Os donos levam cachorros para o "passeio" público – e não há lei que lhes obrigue a recolher as fezes dos animais.

Sobre a agressividade propriamente dita, o promotor também dá explicação: basta que se usem focinheiras e guias curtas. Mas nada de saquinho ou pazinha. E continua com a a ladainha da vida moderna. Trata-se de cães de segurança e meliante que se aproximar da grade da casa será atacado. Meliantes e não meliantes, diga-se. Adultos ou crianças.

Resultado da tragédia do meu vizinho: traumatismo craniano causado por merda assassina. Se morrer, será mais uma vítima dos cães, não pela agressividade de pitbulls e rottweillers, mas das merdas largadas nas calçadas. A proibição de criação pode reduzir o índice de violência, mas a violência do cocô na calçada continuará.

Nenhum comentário: