segunda-feira, 30 de julho de 2007

Cansados de quê? O povo não é bobo! (1)

Até a Folha paulista levou na gozação (1).
Durval, o cansado
FERNANDO DE BARROS E SILVA
SÃO PAULO - Durval nunca gostou de passeatas, manifestações públicas, pessoas reunidas na rua. Coisa de baderneiros, gente desocupada, tudo safado -esbraveja. Durval trabalha próximo da cracolândia, região que já foi chique, na franja do centro da cidade. Compra e revende carros usados na chamada "boca". Batalha duro desde pequeno. A vida o arrancou da escola cedo.
Como tudo está pela hora da morte, Durval também arruma o seu por fora. Abriu um desmanche no fundo de uma garagem. Lugarzinho discreto, negócio modesto. A mesada da polícia é que anda salgada. O que sobra ajuda a pagar a faculdade da Ivonete, a filha mais velha, sua princesa. Ainda se forma em enfermagem -se Deus quiser.
Durval detesta gente que se junta para protestar -coisa de comunista safado-, mas desta vez ficou atraído pela nova campanha: "Cansei". Taí, pensou. Identificação imediata. É verdade que não entendeu muito o nome oficial da coisa: Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Esse negócio de "cívico" não é com ele. Parece palavrão de doutor. Mas o slogan fisgou Durval: "Cansei" -repetia alto na sua cabeça, reconfortado. Quem foi o gênio? -matutou.
Gostou mais ainda quando ouviu um dos bacanas: "Temos de nos defender. Se não garantirmos o nosso, quem vai garantir?". Durval concordou com o diretor do Comitê de Jovens Executivos da Fiesp, Sergio Morrison. Ficou tentado a seguir a passeata que foi ontem do Ibirapuera a Congonhas. Mas teve receio de ser reconhecido pelo governo. Um dos slogans diz: "Cansei de pagar tantos impostos" -e Durval, em falta com a Receita, achou mais prudente não sair de casa.
Identificou o líder do movimento, João Dória Jr. Domingo à noite, costuma assistir ao "Mesa Redonda" na TV Gazeta. Quando muda de canal, lá está ele, aquela pinta de rico, todo engomado, sempre com alguma loira do lado, sempre falando de dinheiro. Se até esse cara cansou, pensou Durval, coitado de mim. E foi dormir, mais aliviado.

Nenhum comentário: