terça-feira, 1 de maio de 2007

Aberto pra balanço


Britânicos criam laptop que reage a movimento
Pesquisadores britânicos estão desenvolvendo um laptop que poderá ser comandado com movimentos do corpo.

O equipamento, cujo protótipo está sendo aperfeiçoado nos laboratórios da British Telecom, em Ipswich, facilitaria a navegação de pessoas com dificuldade de utilizar teclados e mouses.

Batizado de BT Balance, o laptop reage ao ser movimentado pelo usuário de um lado para o outro, para cima e para baixo, e de trás para frente. Tarefas como ler um livro ou um documento no computador ficariam mais fáceis, porque seria possível virar páginas com um leve balançar do laptop.

Mapas poderiam ser examinados inclinando-se o monitor para posições que representassem o norte, sul, leste e oeste. "Os PCs ainda são muito complicados. Estamos interessados no velho e bom usuário que ainda tem medo dessa tecnologia, que se sente pouco à vontade com o PC, o monitor e o mouse", disse o pesquisador David Chatting.

Utilidade

O equipamento funciona à base de um microchip – o chamado acelerômetro – que simula o funcionamento do sistema que regula o equilíbrio no corpo humano. Mudanças na aceleração e gravidade de um objeto são captadas pelo chip e depois interpretadas por um software que ‘dá as ordens’ ao computador.

Sistema semelhante é utilizado para disparar air-bags em carros, em vídeo-games como o novo Nintendo Wii, em que os jogos requerem movimento, e em computadores da Apple, que identificam quando o computador é derrubado. Adam Oliver, chefe de um dos setores de pesquisas da BT, disse que o laptop poderia ser usado por deficientes físicos e mais velhos.

Mas nada impede, segundo ele, que a máquina se mostre útil a "alguém simplesmente tentando usar seu laptop em um trem lotado".

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: