sexta-feira, 30 de março de 2007

My sweet Lord!?


'Jesus' nu de chocolate gera protesto de católicos nos EUA

Um grupo católico nos Estados Unidos pediu que uma exposição que inclui uma escultura de Jesus Cristo nu, feita de chocolate, seja boicotada.

A escultura de chocolate ao leite tem 1,8 metros de altura e 90 quilos, criada pelo artista Cosimo Cavallaro, será exposta na Lab Gallery em Manhattan, Nova York.

Bill Donohue, a Liga Católica, que se auto-intitula a maior organização de defesa de direitos civis dos católicos do país, disse que a mostra "é um dos piores ataques já feitos contra a sensibilidade cristã".

A Liga Católica também criticou a data escolhida para a abertura da exposição, a próxima segunda-feira, na Semana Santa.

"O fato de eles terem escolhido a Semana Santa mostra que esta exposição teve sua data escolhida deliberadamente", diz Donohue no site da Liga Católica.

O diretor da galeria, Matt Semler, disse que a proximidade da Páscoa é uma infeliz coincidência.

Cavallaro é conhecido por obras feitas com comida. Em 1999 ele cobriu um quarto de hotel em Washington com mozarela derretida. Outras obras dele é uma instalação com vários quilos de presunto fatiado em cima de uma cama.

A Liga Católica disse que conclamou católicos e outras organizações religiosas a boicotarem o hotel em que fica a galeria. "A única coisa que as pessoas que operam o hotel entendem é quando são afetados no bolso", disse a organização.

"Eles tem sorte de não reagirmos como extremistas muçulmanos quando se sentem ofendidos", diz Donohue.

O escultor Cosimo Cavallaro deu à obra o título de My Sweet Lord (Meu Doce Senhor, em tradução livre).

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: