terça-feira, 6 de março de 2007

Falando de blogs

Japoneses são os que mais lêem blogs, diz pesquisa
Cerca de três em cada quatro internautas japoneses têm o costume de ler blogs e fazem isso com uma freqüência média de cinco vezes por semana, de acordo com uma pequisa realizada pela multinacional de relações públicas Edelman.

O Japão é seguido no ranking, de longe, por outros dois países asiáticos: Coréia do Sul, onde 43% dos internautas dizem ler blogs; e China, onde a parcela é de 39%. Os Estados Unidos aparecem em quarto lugar, com 27% da população afirmando ler blogs. A pesquisa, que mediu hábitos de leitura de blogs em dez países, não incluiu o Brasil.
O japonês, diz a pesquisa, também é o segundo idioma em quantidade de posts em blogs, com 33%, atrás apenas do inglês (39%). O chinês aparece em terceiro lugar, com 10% do número de posts na blogosfera, de acordo com dados de 2006. O estudo também foi conduzido na Grã-Bretanha, França, Itália, Polônia, Alemanha e Bélgica.
A pesquisa, que tem como um dos principais objetivos "ajudar as empresas a participar da blogosfera localmente e globalmente", revela outros detalhes desse universo.

Segundo o levantamento, os leitores de blogs são em sua maioria jovens e do sexo masculino. Isso só não ocorre no Japão e na Polônia, onde as mulheres são maioria entre os leitores Em todos os países pesquisados, o percentual de "formadores de opinião" que lêem blogs é maior do que o do total da população. Em média, diz a pesquisa, dois em cada dez leitores de blogs tomaram algum tipo de atitude como resultado da leitura. No Japão, porém, apenas 18% afirmaram ter agido depois de ler um blog, o menor percentual entre os países analisados.

O percentual de leitores de blogs
Japão: 74%
Coréia do Sul: 43%
China: 39%
Estados Unidos: 27%
Grã-Bretanha: 23%
França: 22%
Itália: 16%
Polônia: 16%
Alemanha: 15%
Bélgica: 14%
Fonte: Edelman

Fonte - BBC Brasil

Nenhum comentário: