quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Brincando de polícia e ladrão. Imaginem se fosse pêra, uva ou maçã?



As fotos foram publicadas no globo online. O texto é do jornalista Jorge Antônio Barros, de O Globo, publicado no blog "Repórter de crime".
Turistas estrangeiras
brincam de PM no Rio.
Com armas de verdade.


O Globo Online recebeu agora à noite o link enviado por um leitor com fotos sensacionais de um grupo de belas turistas estrangeiras brincando com armas pesadas de policiais militares do 26o Batalhão da PM (Angra dos Reis). O site foi rápido, botou as fotos no ar e, de lambuja, o repórter Eduardo Almeida fez a matéria que sai nesta quarta na editoria Rio do Globo, em alto de página.
O dono das fotos também foi rápido e já tirou as fotos do site dele.
O comandante do batalhão, que confessou não ter internet em casa (outro absurdo), disse que vai tomar providências porque certamente a situação é irregular.
Com certeza os PMs não fizeram por mal. Eles apenas foram seduzidos pelas mulheres e entraram no clima da brincadeira e das fotos feitas pelo grupo de estrangeiros. Mas deveriam ser serevamente advertidos a não permitir esse tipo de brincadeira com seus instrumentos de trabalho. É por essas e outras que a corporação muitas vezes não é considerada séria. Os sérios pagam pelos brincalhões.
Mais uma vez vou bater na tecla da educação (parece síndrome de Cristóvam Buarque). Mas esses policiais estão precisando de uma boa reciclagem e volta às salas de aula da corporação.
E lembro de um episódio que assisti com esses próprios olhos, no fim do ano passado, na semana dos atentados. Um perito da Polícia Civil veio examinar a janela do restaurante do jornal, que fora atingida por uma das balas disparadas por bandidos, num ataque a uma delegacia de polícia, vizinha. Ao chegar no restaurante, para fazer uma boquinha, deparei-me com um fuzil M-16 (a versão militar do AR-15) jogado sobre uma das mesas, a uns 10 metros de onde estavam os peritos. Cheguei bem perto da arma, olhei-a e comentei, ironizando: "Se eu fosse do mal, poderia estar agora mesmo com esse rifle nas mãos, botando todo mundo para correr aqui no restaurante". O policial reagiu, comentando que o momento não era para brincadeira. Imaginem se fosse.

6 comentários:

PC Guimarães disse...

Você é professor, Jorginho. É uma honra ver vc aqui e republicar textos do seu blog. Meus amigos é que saem ganhando. Só de prêmio Esso que vc tem, parei de contar em 30. Te cuida Zéhamilton!

Unknown disse...

Creio que as fotos feitas pelas turistas e publicadas no site Flickr, que ganharam as manchetes do Jornal da Globo de ontem, devem ser interpretadas de outra forma.
Devem ser encaradas como uma ação receptiva dos nossos policiais, como uma atitude cordial dos soldados com os turistas em um momento de confraternização.
É um sinal dos novos tempos, da nova imagem da PM fluminense, que deve ser valorizada e adotada como modo de relacionamento receptivo aos nossos turistas e que deve ser adotada por todos os batalhões e ampliada com uma volta na gaiola do camburão, seguida de encarceramento com direito à comida da cadeia.
A Secretaria de Segurança Pública, a RIOTUR, a TurisRio e a Embratur devem unir esforços para fazer deste episódio um exemplo e, de então, uma linha de relacionamento Poder Público e turista.
Estes policiais devem ser lotados na Delegacia do Turista.

saulomachado disse...

Detalhe: eu vi no o globo on line as fotos assim dessa forma como estão aqui. Agora, de manhã, as fotos já tampam as caras das duas mulheres, deixando livre só dos policiais.

Tião Martins disse...

Como se não bastasse o turismo sexual, agora temos o policial. Além das ótimas sugestões do Alex, acho que deveríamos incluir o crime organizado nessa estratégia: os bandidos poderiam simular sequestros-relâmpago, roubo de cameras, passaportes etc. Aí aparece a polícia, finge que prende todo mundo... tudo isso bem documentado pra turistada poder mostrar em casa. Meu único receio é que na hora da simulação do estupro o pessoal não se contenha...

Unknown disse...

Sinal dos tempos.... E que tempos...Não falta acontecer mais nada! Taí o reflexo de uma polícia sem comando, sem dignidade, sem noção do seu trabalho. Estamos nas mãos desses senhores....Estou apavorada e começando a acreditar que a saída para isso é mesmo o aeroporto Tom Jobim (bem, se eu conseguir chegar lá intacta, né?)

Unknown disse...

ninguém mencionou, mas será que essas loiras tiveram que fazer o teste do bafômetro com o instrumento dos policiais?
Como sempre, os jornais estão prontos pra zombar com a policia e valorizar nossos bandidos. Será que não é hora de inverter a lógica ou isso vende mesmo?